https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí adquire mil testes rápidos para testagem de pessoas com problemas respiratórios no município.


Além das ações preventivas a Covid 19, que vem sendo realizadas dia-a-dia pela administração municipal com a distribuição de máscaras e cloro para ser usado na água de beber ou lavar frutas e verduras, a Prefeitura de Picuí PB, adquiriu um lote com mil testes rápidos para detecção qualitativa de anticorpos IGG e IGM, ainti-covid 19, que atenderá as demandas em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus. A compra aconteceu com recursos próprios, provenientes do Fundo Municipal de Saúde.

A aquisição dos testes, no valor de 149.000,00 (cento e quarenta e nove mil reais), aconteceu através de uma dispensa de licitação, de acordo com o artigo 4º da Lei Federal 13.979/2020, que dispensa a realização de licitações para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. A empresa fornecedora foi a Saúde Médica Comércio e Representação Ltda.

− Eu autorizei a compra de mil testes rápidos para a gente fazer a testagem das pessoas que estão com problemas respiratórios no município. É importante dizer isso porque Picuí será uma das poucas prefeituras da Paraíba que vai fazer esse tipo de trabalho, são mil testes, eu sempre falo sobre quantitativo populacional, significa dizer que 53 pessoas de cada mil serão testadas [...], o teste que nós compramos é mais preciso inclusive do que o teste do Governo do estado, tudo isso vai custar quase 150 mil reais – disse Olivânio.

*O teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica). 

Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia. Portanto, é preciso estar atento às instruções de uso dos testes.  

O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma. A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.


ClickPicuí
*Anvisa

Nenhum comentário