Estudante recebe pedaço de madeira no lugar de notebook comprado na internet
Beatriz Staudinger fez uma
compra online, mas o produto chegou com defeito e ela solicitou a troca. Em
seguida, recebeu um pedaço de madeira enviado pela empresa.
As compras online se
tornaram rotina para muitos consumidores, sobretudo no período da pandemia da
Covid-19. No caso da estudante Beatriz Staudinger, o presente comprado pela
internet no aniversário da jovem provocou transtornos para a família (veja
vídeo acima).
Beatriz se prepara para o
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pediu de presente um notebook para
acompanhar as aulas online. "Eu não estava conseguindo estudar direito,
pelo celular não é a mesma coisa, é muito ruim. Às vezes tem que parar e dar um
print para poder ver direito o que está no quadro", contou.
Quando o notebook chegou em
casa, Beatriz viu que o aparelho estava quebrado. O pai dela, Bruno Staudinger,
advogado e integrante da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados
do Brasil (OAB) em Pernambuco, procurou a empresa que vendeu o produto e
solicitou uma troca amigável, mas disse que não recebeu o retorno desejado.
"Deram um prazo para a
gente para recolher o aparelho defeituoso, não trocar, só recolher, e, mesmo
assim, não cumpriram com esse prazo", afirmou.
Depois de dois meses de
espera e uma ação judicial, a família recebeu outra caixa da empresa, mas veio
a surpresa registrada em vídeo pela família. "Abri aqui e veio uma
madeira, não tem mais nada dentro da caixa", relatou a jovem no vídeo.
Sem o notebook, Beatriz
continuou os estudos pelo celular, mas o pai dela judicializou mais uma ação
para tentar resolver o problema. "Entendo que isso é um crime contra o
consumidor, vou relatar isso ao juiz, esse descaso. Estamos buscando a
retratação, tanto a troca do aparelho quanto a questão da indenização por danos
morais", declarou.
Resposta da empresa
Em resposta à TV Globo, a
empresa Casas Bahia afirmou que repudia qualquer tipo de prática danosa ao
consumidor e que está investigando, junto às áreas responsáveis, o que
aconteceu com relação a esse caso. Também disse que está em contato com a
família para entregar o notebook o mais rápido possível.
Por Bruno Fontes, TV Globo
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