https://picasion.com/

Últimas Notícias

ALPB comemora centenário de nascimento do saudoso Desembargador Simeão Cananéa.

Desembargador Simeão Cananéa - Foto: AMPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba, através de uma propositura do deputado estadual Chió (REDE/PB) realiza nesta terça-feira, 01 de Dezembro, uma Sessão Especial em homenagem ao saudoso Desembargador Simeão Fernandes Cardoso Cananéa.

De acordo com o deputado Chió, o seu mandato tem a honra de reviver, através de uma Sessão Especial, a trajetória de vida e o legado de serviço protagonizado por Simeão Cananéa na área da Educação e do Direito.

“Simeão Cananéa foi um grande defensor da educação e da cultura paraibana. Muitas vezes utilizava da sua condição como juiz para obrigar os pais a matricular seus filhos nas escolas. Durante toda sua vida como jurista envolveu-se profundamente com as questões da educação, sendo fundador do Colégio Estadual de Bananeiras, cujo nome denomina ainda, o Museu Municipal de Bananeiras”, destacou Chió.

A Sessão Especial acontece a partir das 15h, com transmissão ao vivo da Tv Assembleia e retransmissão em todos os canais digitais da Casa de Epitácio. Presenças confirmadas de familiares, amigos, representantes da Associação dos Magistrados da Paraíba, do Tribunal de Justiça, da Academia Paraibana de Letras, deputados e demais lideranças jurídicas e políticas.

Sobre o homenageado

Simeão Fernandes Cardoso Cananéa nasceu em Remígio, em 12 de Dezembro de 1920. Formado em Direito em Maceió em 1949, fez concurso para juiz em 1953, assumindo a primeira, de quatro comarcas na cidade de Santa Luzia, Sertão paraibano. Foi presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba na década de 70, chegando a presidir o Tribunal Regional Eleitoral por duas vezes. Faleceu no dia 29 de Outubro de 2007, aos 86 anos, deixando cinco filhos, 16 netos e uma bisneta. O ano de 2020 marca, portanto, o centenário de nascimento do ilustre paraibano.

 

Por Ascom

Nenhum comentário