https://picasion.com/

Últimas Notícias

8 DE MARÇO: Paraíba tem 16,6% das prefeituras administradas por mulheres e supera média nacional de 12%

Elas já foram impedidas de votar e hoje, apesar da desigualdade na participação, comandam municípios e se destacam como gestoras. Dados da pesquisa Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020), realizado pelo Instituto Alziras, mostra que as mulheres que estão à frente das prefeituras acumulam experiência na política, têm mais anos de estudo do que os homens e superam enormes desafios em municípios pequenos e sem recursos.

Apesar disso, as últimas eleições registraram um aumento no índice de prefeitas eleitas em todo o Brasil, saindo de 11,57% para 12%. A Paraíba apresentou uma queda: o percentual que era de 18% e caiu para 16,6% de mulheres comandando 37 dos 223 municípios. Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) destaca o papel feminino nas administrações municipais e seus desafios diante da pandemia causada pelo coronavírus.

Entre esses pontos, a Famup lista administrar com queda de arrecadação de impostos, driblar a demanda reprimida no serviço de saúde, promover ampliação das vagas de creches, retomada das aulas pós-pandemia e a questão da moradia e urbanização de bairros populares.

“Os governos locais têm sido cada vez mais convocados a promover políticas públicas inovadoras e comprometidas com o desenvolvimento social e vemos que nos municípios administrado por mulheres isso acontece de uma maneira mais rápida. Como forma de estimular e contribuir com as administrações, a Famup articulou a criação do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) que vem colaborando com a formação de novas lideranças. Precisamos de igualdade, de mais mulheres comandando municípios paraibanos, por isso, essa é bandeira que defendemos”, disse o presidente da Famup, George Coelho, parabenizando as gestoras e todas as paraibanas pelo 8 de Março.

A prefeita de Monteiro e presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) na Paraíba, Anna Lorena, destacou a atuação das mulheres gestoras no combate ao coronavírus realizada com muita excelência. “Aqui tiro o chapéu para as amigas gestoras e também a todos os prefeitos que apesar das dificuldades estão trabalhando duro para vencer essa luta e salvar vidas. Com apenas 12% de mulheres prefeitas no país, temos ainda muito o que avançar. Precisamos romper muitas barreiras como, por exemplo, a violência política e o preconceito”, destacou a gestora, revelando que foi criada com o apoio da Famup a Rede de Mulheres Caririzeiras que vai conectar as lideranças femininas de todas as cidades para que juntas possamos formar uma rede de apoio em quatro eixos de atuação como: na saúde da mulher, no direito da mulher, na mulher empreendedora e na educação profissional da mulher.

Os homens continuam sendo a maior parte dos eleitos para prefeitos na Paraíba, conforme levantamento feito pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) a partir de dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 83,4% dos que venceram para prefeito são homens, enquanto a porcentagem de mulheres que ocupam o cargo é de 16,6%.

Ainda de acordo com o TSE, a faixa etária de 20,45% dos prefeitos eleitos é entre 45 e 49 anos, seguida pelos que têm entre 55 e 59 anos (15%). Dados apontam que apenas um gestor tem mais de 75 anos e nove pessoas possuem idade entre 25 e 29 anos - os prefeitos mais jovens.

Para o presidente da Famup, George Coelho, é preciso fortalecer o espaço feminino na política paraibana. “Sabemos da capacidade de gestão das mulheres e na Paraíba podemos ver ótimos exemplos de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras”, pontuou.

História – A primeira mulher eleita para comandar um município da Paraíba foi Dulce Barbosa, ex-prefeita de Queimadas, eleita na década de 1960. De lá para cá, houve uma evolução na participação feminina, porém, bem aquém do que seria adequado.

Veja quem são as prefeitas paraibanas:

Alagoinha - Maria Rodrigues de Almeida Farias

Araçagi - Josilda Macena Benicio Leite

Areia - Silvia Cesar Farias da Cunha Lima

Barra de Santana - Cacilda Farias Lopes de Andrade

Bayeux - Luciene Andrade Gomes Martinho

Belém - Aline Barbosa de Lima

Boa Ventura - Talita Lopes dos Santos

Bom Jesus - Denise Bandeira de Melo Barbosa Pereira

Borborema - Gilene Cândido da Silva Leite Cardoso

Carrapateira - Marineidia da Silva Pereira

Conde - Karla Maria Martins Pimentel Régis

Coremas - Francisca das Chagas Andrade de Oliveira

Cruz do Espírito Santo - Aliny Cibely Cunha da Silva Farias

Damião - Simone de Azevedo Santos Casado

Duas Estradas - Joyce Renally Felix Nunes

Emas - Ana Alves de Araujo Loureiro

Fagundes - Magna Madalena Brasil Risucci

Itapororoca - Elissandra Maria Conceicao de Brito

Juazeirinho - Anna Virgínia de Brito Matias

Juru - Solange Maria Félix Barbosa

Lagoa - Maria Rodrigues Linhares de Lima

Mamanguape - Maria Eunice do Nascimento Pessoa

Marcação - Eliselma Silva de Oliveira

Monteiro - Anna Lorena de Farias Leite Nobrega

Olho d´Água - Joana Sabino de Almeida Carvalho

Pedro Régis - Michele Ribeiro de Oliveira

Pilões - Maria do Socorro Santos Brilhante

Pocinhos - Eliane Moura dos Santos Galdino

Quixabá - Cláudia Macário Lopes

Riachão - Maria da Luz dos Santos Lima

Riachão do Poço - Maria Auxiliadora Dias do Rego

Rio Tinto - Magna Celi Fernandes Gerbasi

São Bentinho - Mônica dos Santos Ferreira

São Domingos - Adeilza Soares Freires

São José do Brejo do Cruz - Ana Maria da Silva Oliveira

Sossego - Lusineide Oliveira Lima Almeida

Uiraúna - Maria Sulene Dantas Sarmento

 

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário