https://picasion.com/

Últimas Notícias

Famup firma parceria com Governo do Estado para levar programa ‘Integra Educação’ a todos os municípios paraibanos.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, assinou nesta segunda-feira (12) um termo de parceria de resultado com o Governo do Estado para implementação do programa ‘Integra Educação’ em todos os municípios paraibanos. Durante a apresentação do projeto, o governador João Azevêdo (Cidadania) assinou o projeto de lei criando o novo programa para ser encaminhado à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Depois de aprovado pelos deputados estaduais e sancionado, os municípios assinarão convênios com o Governo do Estado para implementação do ‘Integra Educação’ que vai beneficiar estudantes das redes estadual e municipais com o objetivo de corrigir o déficit de aprendizagem e distorção idade-ano. As ações serão coordenadas com foco no desenvolvimento dos perfis de alfabetização e letramento.

Todos os convênios assinados com os municípios incluirão metas de aprendizagem e de ensino. Essas metas a serem cumpridas farão com 100% dos nossos alunos estejam alfabetizados na idade certa. O Governo da Paraíba pretende alcançar o maior número percentual de escolas de tempo integral, colocando o estudante no centro do processo de aprendizagem.

O presidente da Famup, George Coelho, parabenizou o governador João Azevêdo pela apresentação do projeto Integra Educação e disse que a Federação se empenhará em levá-lo a todos os municípios paraibanos. “É de grande importância fortalecer a educação nos anos iniciais. Esta iniciativa vai diminuir a desigualdade no ensino. O Governo do Estado tem demonstrado que não para mesmo com essa pandemia, fazendo com que as ações cheguem aos municípios”, destacou.

Programa – O ‘Integra Educação1 terá 12 mil professores integrados e irá beneficiar cerca de 200 mil estudantes dos níveis infantil e fundamental. O programa vai contar com a participação de todos os municípios paraibanos. A meta é que 100% das equipes gestoras das escolas tenham domínio conceitual e operacional dos instrumentos de gestão e sua efetiva aplicação, com foco na eficiência da gestão e em práticas pedagógicas.

“Hoje é um dia que vai marcar a educação da Paraíba. Como professor aposentado, tenho muito orgulho de anunciar o Integra Educação PB, um projeto que vai transformar a nossa educação com o maior regime de colaboração do Brasil. Vamos buscar a redução do abandono escolar. Nossa meta é que a evasão fique em apenas 1%. E que as nossas crianças fiquem na escola com aulas de qualidade e aprendendo sempre mais”, afirmou o governador João Azevêdo.

O secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, fez a apresentação do projeto e destacou sua importância para o futuro da Paraíba. “Essa é uma ação que vai garantir um fortalecimento educacional da Paraíba nos próximos 10 anos. Temos certeza que teremos um programa eficaz, com taxa de abandono muito baixa ou zerada. Nossa educação e os nossos estudantes ganharão muito com a execução desse importante projeto”, disse.

Para o secretário Executivo da Gestão Pedagógica, Gabriel Gomes, o ‘Integra Educação’ traz pontos importantes que irão mudar a realidade da educação na Paraíba. “Podemos destacar entre esses pontos a melhoria do dia a dia do professor com o uso de um sistema integrado de gestão. Os professores não irão mais precisar preencher as cadernetas a mão como é feito hoje. Teremos ainda o Painel de Alfabetização onde cada município poderá saber, estudante a estudante, as habilidades de cada um. São novas realidades que chegam para fortalecer a nossa educação nos anos iniciais”, revelou.

 

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário