https://picasion.com/

Últimas Notícias

Vereador Ranieri Ferreira, solicita do deputado Chió, destinação de emenda parlamentar para aquisição de motos ensiladeiras com reboques para Picuí.

Vereador Ranieri Ferreira (PT)

Na sessão remota da Câmara Municipal de Picuí, na última segunda-feira (5), foi aprovado por unanimidade o requerimento verbal 005/2021, de autoria do vereador Ranieri Ferreira (PT), onde o edil Picuiense solicita do Deputado Estadual Melchior Batista (Chió), direcionamento de emenda parlamentar destinada a aquisição de duas motos ensiladeiras com reboque e um triturador orgânico de galhos com motor acoplado, adaptado ao serviço móvel de coleta de podas nas áreas urbanas para o município de Picuí-PB.

De acordo com a justificativa do parlamentar mirim “o município de Picuí possui forte atividade agropecuária em todas as suas micro áreas geográficas (caatinga, serra e Seridó) com boa diversidade de criações e cultivos forrageiros. No último censo agropecuário realizado pelo IBGE, mesmo após uma longa travessia de anos secos, o município contava com, aproximadamente, quarenta mil cabeças de animais, entre bovinos, caprinovinos, suínos e galináceos.

Entretanto, a concepção de convivência harmoniosa com as condições edafoclimáticas do semiárido, carece de fortalecimento. Ainda é comum as famílias agricultoras recorrerem ao extrativismo predatório para conseguir forragem para os rebanhos durante a seca. Com isso ocorre a degradação ambiental e o consequente empobrecimento, no campo.

Na última década, graças à atuação de organizações civis voltadas para educação rural, vem se fortalecendo novas estratégias ou resgatando outras que se perderam por imposição da revolução verde. As quais deram elementos para políticas públicas que vão se consolidando na perspectiva da sustentabilidade produtiva da agropecuária familiar em propriedades com área reduzida.

Diante disso o aporte de equipamentos como moto ensiladeiras vai garantir o aproveitamento da forragem em seu estágio vegetativo adequado para estoque e uso nos períodos de escassez. O referido equipamento tem elevado custo no mercado, por isso a maioria dos produtores tem dificuldade de adquiri-lo. Portanto, a garantia dessa ação em caráter público representa uma atuação alinhada com as verdadeiras demandas do povo.

Com relação ao triturador orgânico de galhos, esse vem ao encontro de uma política municipal já consolidada, a qual garante a transformação de todos os resíduos verdes produzidos na cidade, em adubo orgânico, através da coleta seletiva e do funcionamento de um Centro municipal de compostagem, também conhecido por FÁBRICA DE SOLOS. Através dele já foram produzidas e incorporadas nas áreas de cultivos, mais de 500 toneladas de adubo, em pouco mais de três anos.

Para que o projeto seja potencializado e consiga melhoras as condições de coleta e tritura dos materiais, é necessária a aquisição de um equipamento triturador que possa ser usado no momento da coleta, nas vias públicas, como já ocorre em outros municípios do Nordeste.

Por isso solicitamos esse benefício para que Picuí avance, cada vez mais, numa Política municipal de sustentabilidade” – pontuou Ranieri.

Neste período de pandemia, as sessões na Câmara Municipal de Picuí, estão acontecendo de forma remota, como medida preventiva a covid 19, doença infectocontagiosa provocada pelo coronavírus.

 

Francisco Araújo/ClickPicuí

Nenhum comentário