Famup é a primeira federação de municípios do País a aderir a processos eletrônicos.
A Federação das Associações
de Municípios da Paraíba (Famup) é a primeira federação das associações de
municípios do Nordeste a aderir a processos eletrônicos para garantir serviços
e atendimentos unificados e eficientes. Em parceria com nove Associações de
Municípios do estado da Paraíba, a Famup vai utilizar a tramitação eletrônica
de processos, reduzindo a utilização de papel e aumentando a agilidade no
recebimento e resposta de demandas.
A Famup tem como objetivo
fortalecer continuamente a gestão das cidades paraibanas e disponibilizar
serviços e soluções para facilitar o dia a dia dos gestores públicos. O
presidente da entidade, George Coelho, explicou que com o propósito de
incentivar a inovação, a eficiência e a agilidade no fluxo de trabalho interno
e no atendimento das demandas dos municípios, a Federação está promovendo a
digitalização dos serviços prestados.
O projeto começará a operar
este mês e será feito em parceria com a empresa 1Doc e a Govtech, especialista
em atendimento, comunicação e gestão documental para órgãos públicos. “Com esse
projeto pretendemos agilizar e facilitar o contato com os prefeitos paraibanos.
Além disso, fazemos a nossa parte no que se refere à redução da utilização de
papel e de impressão, colaborando com a preservação do meio ambiente”,
ressaltou George Coelho.
De acordo com ele, o projeto
faz parte de um movimento inevitável: a transformação digital que existe para
simplificar, conectar e facilitar a vida das pessoas. Ele destacou ainda que
autorizar processos traz benefícios para todas as partes, poupa tempo, aumenta
a produtividade e economiza recursos humanos, naturais e financeiros.
Vantagens – Adoção de
processos digitais preserva o isolamento social e possibilita rastreabilidade
de ponta a ponta, nada é perdido ou extraviado, os envolvidos nos processos
terão acesso a todas as informações, leituras, despachos e recebem notificações
automáticas de cada atualização. Além disso, a 1Doc atende e unifica qualquer
nome ou tipo de processo dentro da plataforma, seja: intimação, ouvidoria,
protocolo, licenciamento ambiental, alvará digital, viabilidade de construção
ou qualquer outro.
Com o 1Doc, as informações
para a resolução das demandas e tomada de decisão ficam integradas e
disponíveis para todos os envolvidos. A meta é que a plataforma centralize as
informações possibilitando transparência, agilidade e uniformização dos
processos podendo ser definidos por workflow. Ainda será possível gerenciar
demandas como compras, patrimônio, recursos humanos, comunicação interna e
assinar documentos digitalmente. Além disso, os municípios e associações de
municípios podem abrir suas demandas on-line, 24 horas por dia, sem lentidão,
otimizando tempo.
Gestões digitais – Na
Paraíba e no Nordeste, a plataforma trouxe resultados de economia de tempo e
recursos financeiros em dezenas de entidades, como Ordem dos Advogados do
Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba
(Cinep) e PBGÁS.
A Prefeitura municipal de
Campina Grande, que também aderiu ao sistema, por exemplo, reduziu em dez vezes
o tempo médio para aprovação de uma concessão de licença prêmio. O Executivo
Estadual de Aracaju se tornou a primeira capital 100% digital do Brasil e, em
20 meses, poupou mais de R$ 1,5 milhão com impressões de papel. Também as
prefeituras de Petrolina e Caruaru unificaram e digitalizaram seus serviços,
atendimentos, documentos, assinaturas e comunicação.
Assessoria de Imprensa
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