https://picasion.com/

Últimas Notícias

Município tem localização estratégica para indústrias de minério e Pólo Industrial pretende explorar potencialidade.

Foto: Assessoria

Localizado na região do Cariri paraibano, o município de Soledade fica próximo de cidades com abundância de minérios. Podendo ser porta de saída e entrada, a localização é estratégica e beneficia o projeto em andamento para a instalação de um Pólo Industrial com foco na mineração da região, prática que pode fortalecer a economia e criar oportunidades de empregos diretos e indiretos na área.

Um dos municípios que faz divisa com Soledade é Boa Vista – que tem na sua região abundância de argila bentonítica. Também no Curimataú o calcário dolomítico pode ser encontrado, além de rochas para revestimentos. Além de Boa Vista, o município polariza com grande parte do Curimataú e Seridó paraibano, abrangendo cidades como Juazeirinho, São Vicente do Seridó, Pocinhos, Olivedos, Gurjão, Tenório, Junco do Seridó, Assunção e Santo André.

Proprietário da empresa Bentonorth Minerais e DBM Minerais, Vital Manoel escolheu Soledade para instalar sua organização. Com menos de uma hora de viagem, ele faz a extração de argila, bentonita, feldspato, albita, quartzo rosa e branco e calcário em Sossego, Cubati e Pedra Lavrada. Na região do Seridó, ele consegue Caulim para matéria-prima de sua organização, que atualmente conta com mais de 70 colaboradores.

Além de gerar empregos para a população da região, o empresário lista outros benefícios da instalação da empresa no município. “Soledade é uma cidade boa para exportação dos produtos, tendo em vista que é uma cidade central”, observa.

Isso porque a cidade tem em sua extensão trechos da BR-230, PB-177 e PB-176 e se aproxima da BR-412 da PB-157, PB-121, PB-115 e outras rodovias estaduais que levam, de forma rápida, a municípios como a capital do estado, João Pessoa, e a Campina Grande, que fica a 54km de distância. Dessa forma, as vias são alternativas eficientes de escoar a produção da cidade.

Nascido na cidade, às razões para sua escolha também são influenciadas pelo seu amor pelo local. “Não tinha outro lugar para implantar a não ser Soledade. É uma cidade que me orgulho em fazer parte, uma cidade acolhedora, de gente trabalhadora, gente de bem, não tem lugar melhor de implantar uma indústria do que aqui”, avalia.

Prefeito do município, Geraldo Moura, ressalta que a gestão tem se articulado para que outras indústrias também sejam implantadas na cidade com a criação do Pólo Industrial. Recentemente, ele se reuniu com representantes do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e da Agência Municipal de Desenvolvimento de Campina Grande para buscar apoio das entidades para conseguir recursos e instalar o núcleo, que deve se alojar nas margens da BR-230.

“Sabemos do potencial de nossa região e Soledade pode ser um celeiro industrial para abrigar empresas que terão grande facilidade de movimentar seus produtos, seja durante o processo de extração ou de comercialização. Estamos buscando parcerias e vamos fazer isso acontecer o quanto antes”, pontuou.

Minérios – A Paraíba toda é rica em minerais para construção civil e argila para cerâmica vermelha. Na região do Seridó, é possível encontrar albita, berilo (industrial e gema), calcário dolomítico, caulim, columbita, feldspato, granada, mica, quartzito, quartzo branco, quartzo fumê, quartzo róseo, quartzo roxo, quartzo transparente, tantalita, turmalina, cassiterita, scheelita, cobre, ouro, ferro, espodumênio, ambligonita, filito, apatita, fluorita, sienito cerâmico, calcedônias, vermiculita.

 

Assessoria

Nenhum comentário