https://picasion.com/

Últimas Notícias

CEOP é uma das 40 organizações que receberão assessoria técnica e fomento financeiro do Programa Itaú Social UNICEF.

Feira Agroecológica, umas das ações sociais do CEOP em Picuí - Imagem: Facebook

Passados 11 meses desde o lançamento do Programa Itaú Social UNICEF, cujo objetivo é formar e fomentar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovam a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes, para o aprimoramento de suas práticas e o alcance de resultados de qualidade, várias fases foram realizadas até aqui. Da etapa de adesão, que contou com 1.529 OSCs; passando pelo Percurso Formativo, concluído por 687 organizações; até as três etapas de avaliação e seleção com as 80 pré-selecionadas; finalmente chegamos à lista das 40 OSCs que receberão assessoria técnica e fomento financeiro de até R$ 100 mil para implementarem seus Planos de Intervenção, pelo período de 18 meses.

Avaliadas e selecionadas de acordo com a distribuição de vagas por região, com base em critérios de vulnerabilidades socioeconômicas e educacionais, as organizações são, em sua maioria, das regiões Norte (12 OSCs), Nordeste (12 OSCs) e Centro-Oeste (8 OSCS). Também foram selecionadas OSCs das regiões Sul (4) e Sudeste (4).

Entre os temas dos Planos de Intervenção das OSCs selecionadas, os principais são voltados para o desenvolvimento integral e institucional, tais como acolhimento institucional, formação humana das crianças e adolescentes, inclusão digital, multiletramento, garantia de direitos e diversidade, desenvolvimento artístico, esportivo, cultural e de identidade, educação ambiental, desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos atendidos e famílias, qualificação profissional das equipes das organizações, entre outros. Também foram identificados temas voltados para reverter índices de crianças e adolescentes em situação de risco, tais como trabalho infantil, violência, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exclusão escolar, abandono escolar e distorção idade-série, entre outros.

Entre as 40 Organizações da Sociedade Civil definidas pelo Comitê Final de Avaliação e Seleção, composto por representantes das instituições responsáveis pelo Programa (Itaú Social, UNICEF, CENPEC Educação e parceiros), está o Centro de Educação e Organização Popular – CEOP, com a temática educação e diversidade.

O CEOP

O Centro de Educação e Organização Popular foi fundado em 1992, pela Ir. Maria Conceição de Freitas, o Pe. Donato Rizzi e mais algumas pessoas da comunidade que, preocupados com os problemas sociais, constituíram essa entidade sem fins lucrativos, econômicos e de caráter filantrópico.

A missão da instituição é de contribuir no processo de formação dos grupos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e agricultores familiares na construção coletiva do saber, tendo como enfoque os direitos humanos e a ética, resgatando a dignidade e os valores sociais para vivência em sociedade.

 

Francisco Araújo

Com informações do Programa Itaú Social UNICEF

Nenhum comentário