https://picasion.com/

Últimas Notícias

Federação Paraibana de Futebol confirma três acessos na disputa da Segundona de 2021

Informação foi dada por Gustavo Trindade, diretor de competições da entidade. Em novembro, ele havia confirmado a intenção de manter a elite do Campeonato Paraibano com oito clubes.

A possibilidade de apenas um time subir da 2ª para a 1ª divisão do Campeonato Paraibano foi dissipada de vez. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) confirmou nessa segunda-feira, por meio de Gustavo Trindade, diretor de competições da entidade, que o torneio vai reservar três vagas para a elite do futebol da Paraíba no próximo ano, fazendo com que o torneio estadual volte ser disputado com 10 participantes em 2022.

Essa possibilidade, inclusive, já vinha sendo vista com otimismo pelas agremiações que desejam participar da competição neste ano. A reportagem do ge Paraíba entrou em contato com representantes de Auto Esporte, Confiança, CSP e Esporte de Patos. Todos eles deram sinal positivo para que o formato realmente contemple essas chances maiores para todos os disputantes. Foi apurado também que uma reunião entre os clubes, a FPF e o promotor de justiça do Ministério Público da Paraíba, Valberto Lira, está sendo aguardada para acontecer ao longo desta semana de forma remota.

É importante lembrar que a Segundona não aconteceu no ano passado por conta dos impactos da Covid-19 no calendário do futebol da Paraíba. Com isso, sem os times que subiriam da divisão de acesso, o Campeonato Paraibano deste ano aconteceu com apenas oito participantes, onde apenas um deles, a Perilima, caiu.

Em novembro do ano passado, Gustavo Trindade, diretor de competições da FPF, informou que a intenção era de que o estadual seguisse com dois descensos, contando com a ascensão de outros dois clubes, fixando, assim, o principal torneio do esporte paraibano com oito equipes. Como não houve disputa em 2020, a tendência era de que o formato deste ano apontasse apenas um time felizardo ao acesso. Mas o próprio dirigente, nessa segunda-feira, através da assessoria da entidade, confirmou mesmo as três vagas na primeira divisão por meio da segunda divisão desta temporada.

- Sobem três clubes. Ficou decidido desde o ano passado - disse.

Apesar de Gustavo Trindade e de alguns dirigentes de clubes confirmarem que essa decisão já estava acordada desde o ano passado, a informação nunca havia sido oficializada.

Helamã Nascimento, presidente do Auto Esporte, contou que participou de uma reunião com Michelle Ramalho, presidente da FPF, na semana passada e que se animou bastante por saber que a ideia não foi proposta pelos clubes, mas, sim, pela entidade.

- Qualquer via oposta a esse raciocínio é prejudicial aos clubes da segunda divisão, além de desvalorizar ambos os campeonatos. Fiquei bastante satisfeito por ser algo que já parte da FPF - disse.

Rebaixado do Campeonato Paraibano em 2019, o Esporte de Patos é outro clube que se animou bastante com o formato da Segundona deste ano. Dário Leitão, mandatário do Terror do Sertão, é totalmente de acordo que a primeira divisão volte a ser disputada por 10 times, como vinha acontecendo nos últimos anos.

- Acho que o formato anterior deve continuar, com 10 clubes. Para tanto, é preciso que o campeonato de 2021 tenha acesso de três clubes. Esse é o meu entendimento - afirmou.

Os últimos dois clubes que conquistaram acesso para a primeira divisão do Campeonato Paraibano foram o São Paulo Crystal e o Sport-PB, na temporada de 2019. Dos dois, o Tricolor de Cruz do Espírito Santo é o único que segue na elite, sendo, inclusive, semifinalista da edição 2021 do torneio, que ainda está em vigor.

 

Por Redação do ge — João Pessoa

Nenhum comentário