https://picasion.com/

Últimas Notícias

Estudantes do CES/UFCG pesquisam propagação da serigueleira com diferentes tamanhos de estacas.

Atividades são realizadas em Jaçanã-RN

A propagação por estaquia da serigueleira com diferentes tamanhos de estacas está sendo tema de uma pesquisa desenvolvida, no município de Jaçanã-RN, pelos estudantes Eldamilson Gomes e Robenilda Moreira, do curso de Ciências Biológicas do Centro de Educação e Saúde (CES), Campus Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O objetivo da pesquisa é avaliar o desempenho da espécie Spondias purpurea (seriguela) - usando diferentes comprimentos de estacas, contabilizando a relação ao tamanho da estaca, a produção e a produtividade da cultura, além de avaliar o crescimento e o desenvolvimento das plantas nos períodos de estiagem e chuvoso.

O trabalho, que conta com a supervisão do professor Kidelmar Dantas (CES/UFCG), ainda busca investigar a emissão de brotação jovem que surgirá durante os primeiros meses de implantação da cultura, além de definir a quantidade de brotação na poda de formação e diagnosticar o ataque de pragas e doenças.

A seriguela é uma árvore decídua e frutífera, da mesma família do caju. E sua origem se deu nas regiões tropicais das Américas. Também tornou-se conhecida em outras partes do mundo, como África e Índia.

 

(Ascom CES/UFCG)

Nenhum comentário