https://picasion.com/

Últimas Notícias

EM SETEMBRO: Maratona Cabra da Peste reúne ciclistas do Brasil inteiro em Soledade.

Foto: Assessoria 

Terra do leite, do queijo coalho e cinema, Soledade também se destaca pelo ciclismo. A cidade do Cariri tem sido o destino de ciclistas da Paraíba e do Brasil que desejam pedalar com um nível maior de dificuldade, reunindo lazer e desafio nas serras da região.

A Maratona Cabra da Peste está prevista para acontecer em 19 de setembro. Mais do que um hobby, o campeonato é levado a sério: tem a supervisão da Federação Paraibana de Ciclismo (FPC), da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e integra a 4ª Copa Paraíba de Mountain Bike (MTB).

Apesar do nível de dificuldade, o evento é dividido em quatro percursos e 12 categorias que podem ser feitas, de acordo com as determinações de cada trilha, por homens, mulheres, jovens e até crianças. O maior percurso, destinado a ciclistas de elite, chega a 64,5 km e o menor, para o público infantil, vai até 25 km. Vencedores de todas categorias ganham prêmios em dinheiro, totalizando R$20 mil distribuídos para os vitoriosos.

Idealizador do projeto, Agnaldo Melo conta que desde que decidiu retomar a Maratona, há 10 anos, já recebeu pessoas do Amapá, Pará, Minas Gerais, Santa Catarina e diversos outros estados. “No último ano recebemos 470 atletas de todo o país. A rede de hotéis em Soledade fica lotada, isso gera renda para a cidade e até para os municípios vizinhos”, pontuou.

Quem está se preparando é o analista Abner Galdino. Ele, que mora em João Pessoa, percebeu no ano passado que além do lazer, o esporte poderia lhe render bons desafios.  Desde então, tem treinado para disputar na categoria Elite da maratona, a mais longa e que exige maior preparo físico percorrendo cerca de 200 km por semana.

O paulista, que vai com irmão e pai para o evento, acredita que a modalidade tem ganhado ainda mais espaço.  “Ações como essas deram um grande nome para o ciclismo mundialmente e cada vez mais pessoas querem utilizar suas bicicletas não apenas como um lazer, mas para se desafiaram”, pontuou.

Em Soledade, a Prefeitura é parceira do evento e colabora na confecção dos troféus, além de disponibilizar uma equipe médica para prestar suporte na maratona. Gestor do município, Geraldo Moura comemora o crescimento e destaque que a cidade tem ganhado através do esporte.

“Essa é mais uma das nossas potencialidades, que aos poucos, tem sido reconhecida Paraíba afora. É uma alegria ver que há diversos caminhos para nosso desenvolvimento e expansão, ver que nosso povo tem criado tradições que vão marcar nossa história”, avaliou.

Maratona Cabra da Peste - A maratona conta com 12 categorias e deve receber cerca de 500 pessoas. No percurso, os ciclistas exploram as montanhas e serras de Soledade, com subidas que garantem adrenalina. Em Soledade, o evento ocorre desde 2011 e reúne pessoas do Brasil inteiro.

 

Assessoria

Nenhum comentário