https://picasion.com/

Últimas Notícias

IFPB continua em atividades não presenciais até 30/09.

IFPB - Campus Picuí - Imagem Ilustrativa - Da Internet

Comitê de Crise prorroga atividades não presenciais enquanto o IFPB planeja a mudança para a fase de atividades de ensino presenciais em substituição gradual.

O Instituto Federal da Paraíba, em reunião de deliberação do Comitê de enfrentamento à Covid-19 por videoconferência, realizada na manhã desta quinta-feira (26), decidiu recomendar ao Conselho Superior do IFPB a continuidade das atividades de ensino não presenciais até 30/09 e também dar continuidade à construção do planejamento para retomada das atividades presenciais em substituição gradual às atividades não presenciais.

O IFPB, desde a interrupção das suas atividades presenciais, vem traçando marcos regulatórios para a retomada futura das suas atividades presenciais, de forma a garantir segurança à Comunidade Acadêmica.

Estes marcos estão consolidados na Resolução do Conselho Superior nº 28/2020 que estabelece a definição acerca das fases de implementação gradual das atividades não presenciais e presenciais, estando condicionada às realidades institucionais e epidemiológicas e à apresentação prévia de relatório dos campi que assegurem as condições mínimas para  implementação de cada uma das fases, assim como consta da Resolução nº 29/2020 e no  Protocolo de Biossegurança (19), referendado pelo Colégio de Dirigentes e aprovado, ad referendum, pela Portaria nº  372/2021 - REITORIA/IFPB, de 8 de abril de 2021, aguardando convalidação por parte do Comitê de Crise do IFPB.

O novo cenário decorrente da chegada da vacina de combate ao vírus Sars-CoV-2, mesmo que ainda preocupante, favorece o IFPB no estabelecimento deste planejamento, associado aos interesses institucionais e da Comunidade Acadêmica, permitindo a retomada segura, em tempo propício, e um ambiente que garanta a integridade física das pessoas.

A reunião desta quinta-feira foi presidida pelo Reitor Nicácio Lopes, que inicialmente falou sobre o cenário atual da pandemia no País e no Estado da Paraíba. “Infelizmente, hoje o País está chegando a 600 mil vidas perdidas durante a pandemia da Covid-19. Durante esse período, o IFPB pautou suas inspirações no respeito à vida, no cuidado com as pessoas para evitar o acometimento dessa doença. Essa tem sido nossa atitude: prudência, cautela, cuidado, para enfrentar essa verdadeira guerra contra o novo Coronavírus”, ponderou o Reitor. Para ele, mesmo assim, é importante ressaltar que o IFPB tem cumprido sua missão de educar, usando de toda a criatividade e engenhosidade de seus servidores para cumprir suas funções.

Na reunião, a professora Mary Roberta, lembrou que foi publicado o Protocolo de Biossegurança do IFPB e que tem participado do fórum das instituições públicas de educação superior da Paraíba e debatido a situação da pandemia em reuniões sistemáticas para discutir e acompanhar a situação do ensino. “Mas nós estamos fazendo tudo com muito cuidado”, afirmou a Pró-Reitora.

Depois de deliberar sobre diversos assuntos relativos à pandemia, o Comitê de Crise, além de votar a prorrogação das atividades não-presenciais até 30/09, decidiu também encaminhar ao Colégio de Dirigentes a proposta de analisar o impacto orçamentário das despesas dos campi para o futuro retorno presencial, levando-se em conta a Resolução nº 28 do Consuper, além de recomendar ao Grupo de Trabalho competente nova análise e atualização do Protocolo de Biossegurança, de forma a receber as contribuições da comunidade.

Para o Reitor Nicácio Lopes, “nós não vamos tomar atitudes precipitadas e continuaremos dentro dessa perspectiva sensata, coerente e segura. Desde o início buscamos a segurança de todos e o respeito à vida e nós continuaremos buscando esse caminho, migrando gradual e responsavelmente para as atividades presenciais”, finalizou.

 

Por Gustavo Rodrigues

Nenhum comentário