https://picasion.com/

Últimas Notícias

Opera Paraíba realiza mais de 100 cirurgias eletivas em 10 dias.

Adriana Rodrigues da Costa, de 43 anos, fez cirurgia de vesícula, no último dia 10 de agosto, em Picuí, a terceira cidade beneficiada com a edição 2021 do programa Opera Paraíba, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).  Essa é uma das 112 cirurgias realizadas nos 10 primeiros dias do mês de agosto. Até o final do mês, são 506 cirurgias agendadas. Além de Picuí, o programa está acontecendo em Campina Grande, Monteiro, Queimadas e Mamanguape.

Adriana estava esperando por esta cirurgia desde 2019. O objetivo do programa é justamente operar pacientes que estavam na fila de espera há 2-3 anos. “O Programa vem contemplando todos os municípios da 2ª macrorregião de saúde e, com isso, atendendo um vazio assistencial de décadas”, observou o cirurgião geral e coordenador do Programa, Jhony Bezerra.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros, informou que, com o período de pandemia da Covid-19, a SES preparou um protocolo de atendimento para garantir a segurança de profissionais e de pacientes que estão na fila de espera por cirurgias nos municípios.

“As medidas de distanciamento seguro e uso de máscara são mantidas, além de um questionário prévio para diagnosticar pessoas com sintomas respiratórios e febre, entre outros. A qualquer sinal de suspeita do coronavírus, o paciente não deve comparecer à unidade”, disse.

Dentre os procedimentos executados no Opera Paraíba estão colecistectomias, herniorrafias (cirurgias de vesícula e hérnias), cirurgia geral, otorrinolaringologia e ginecologia.

O programa Opera Paraíba foi suspenso no início de 2020, em decorrência da pandemia e retomado em outubro do mesmo ano. Em março de 2021, por conta do aumento dos casos de covid-19, a realização dos procedimentos cirúrgicos não emergenciais foi novamente interrompida. O Opera Paraíba foi lançado em outubro de 2019 com a meta de reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Secom PB

Nenhum comentário