https://picasion.com/

Últimas Notícias

Comitiva de Cuité visita Picuí e conhece o projeto fábrica de solos.

Foto: Assessoria 

Durante toda manhã desta quarta-feira (15), o prefeito Olivânio Remígio e o Secretário de Agricultura Robinson Santos, estiveram reunidos com uma comitiva da cidade de Cuité que vieram até o município de Picuí para conhecer as práticas agroecológicas e sustentáveis desenvolvidas pela gestão municipal desde 2017.

O secretário de turismo da cidade de Cuité, Adroilzo Fonseca, esteve acompanhado dos secretários de Finanças e infraestrutura, José Paulo e Dayvisson Lima, respectivamente. O engenheiro civil Ismael Rodrigues também esteve na comitiva.

Eles visitaram e conheceram como funciona a Fábrica de Solos municipal, um local que funciona em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Picuí. Acompanharam como funciona a logística do recolhimento das podas de árvores e coco verde para a tritura e composição das leras que formarão futuramente um adubo orgânico de alta qualidade em nutrientes para as plantas.

Logo após visitaram o experimento de plantio de palmas no parque ecológico e viram na prática a aplicação da matéria orgânica triturada na Fábrica de Solos e depositada no solo para garantir a retenção de água no subsolo para a planta. A equipe também visitou o local em que será construído o novo abatedouro público municipal, ideia essa que o município de Cuité também pretende adotar.

Foto: Assessoria

Ao final da visita, conheceram como funciona o ecoponto, local para armazenamento de material tecnológico que seria descartado no meio ambiente e que agora é descartado de forma correta.

O projeto Fábrica de Solos recebeu menção honrosa da Organização das Nações Unidas e foi um dos vencedores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS Brasil.

É por esses exemplos que o município de Picuí se tornou referência para várias outras gestões municipais quando se fala em responsabilidade com o bioma e na garantia de desenvolvimento das práticas que unem sustentabilidade e boas práticas ecológicas.

 

Por Janderye Macedo

Nenhum comentário