https://picasion.com/

Últimas Notícias

IFPB iniciará discussões da proposta de reordenamento da Rede Federal com a comunidade acadêmica nesta quarta (08).

Colégio de Dirigentes aprovou cronograma de atividades em reunião nesta segunda-feira (06).

O Colégio de Dirigentes do IFPB discutiu nesta segunda-feira (06) um formato e cronograma de discussões com a comunidade a respeito da proposta de reordenamento da Rede Federal apresentada pelo Ministério da Educação na última semana. A partir das discussões internas, o IFPB enviará um oficio ao MEC com o seu posicionamento no dia 20 de setembro.

O Reitor Nicácio Lopes defendeu pontos precisam estar contemplados no reordenamento e informou que o Conif está elaborando uma nota para ser divulgada em torno desse tema. “É preciso que se garanta a autonomia das atuais reitorias na condução do reordenamento”, disse o reitor Nicácio, ao lembrar dos principais aspectos que preconizam a Lei 11.892, como o atual processo de escolha dos dirigentes, a garantia de um orçamento mínimo para o pleno funcionamento, estrutura de pessoal adequada e outros.

O Pró-Reitor de Administração e Finanças Pablo Andrey Arruda, que participou com o reitor da reunião em Brasília com o MEC, informou que o projeto de lei deverá ser encaminhado para votação no legislativo ainda este ano e já há uma garantia de investimentos no valor de R$8 milhões. O recurso pactuado junto ao Ministério da Economia é voltado para a criação das novas reitorias, que envolve despesas específicas para pagamento de pessoal, funções e salários de novos servidores. Segundo o que foi apresentado, também estará à disposição recursos para o custeio e futuramente construção de prédio para a nova reitoria.

A proposta de metodologia para os diálogos junto à comunidade acadêmica local foi apresentada pela comissão formada para conduzir o processo. A comissão é constituída pelos seguintes membros: Nicácio Lopes, Mary Roberta, Pablo Andrey, Manoel Macedo, Aguinaldo Tejo, Almiro de Sá, Ramiro Pinto, Avenzoar Arruda, Albino Nunes e Anselmo Castilho.

As reuniões serão remotas e realizadas por meio do Google Meet. Haverá a possibilidade de envio de opiniões e sugestões por meio eletrônico. O Pró-Reitor Manoel Macedo apresentou o calendário de discussões com os Conselhos Diretores dos campi, que serão reunidos em grupos. Também haverá a discussão com as entidades representativas dos servidores e dos estudantes, prevista para o dia 09/09/2021, às 15h. Confira abaixo o calendário:

Dia 08\09\2021 – 09 horas - Grupo 01 (JOÃO PESSOA, PATOS, MONTEIRO, PEDRAS DE FOGO, SOLEDADE, ITAPORANGA, ESPERANÇA)

Dia 09\09\2021 – 09 horas - Grupo 02 (CAMPINA GRANDE, CAJAZEIRAS, CABEDELO, AREIA, SANTA LUZIA, ITABAIANA, PRINCESA ISABEL)

Dia 10\09\2021 – 09 horas - Grupo 03 (SOUSA, GUARABIRA, CABEDELO CENTRO, MAGABEIRA, SANTA RITA, PICUÍ, CATOLÉ DO ROCHA)

Os campi que não possuem Conselho Diretor em funcionamento deverão fazer a escolha de dois estudantes (preferencialmente, entre os representantes de turmas), dois servidores docentes, dois servidores técnico-administrativos, um coordenador de curso, um coordenador da área pedagógica. Além destes, participarão da reunião os três diretores (Geral, Ensino e Administrativo);

Na semana seguinte, no dia 14/09, haverá uma nova reunião do Codir para definição de resposta a ser apresentada ao MEC e no dia 20 o ofício deverá ser encaminhado.

O Reitor Nicácio ressaltou a importância da participação efetiva dos representantes de cada segmento docente, técnico administrativo e discente. “Estamos vivenciando um momento delicado marcado por essas situações que trazem intranquilidade, mas peço que estejamos unidos para que juntos mais do que nunca possamos vencer. Vamos ter união de forças e confiança”, finalizou o Reitor.

 

Por Patrícia Nogueira

Nenhum comentário