Prefeitos e secretários discutem aperfeiçoamento da educação nos municípios paraibanos.
Prefeitos e secretários dos
municípios paraibanos participaram nesta sexta-feira (8) de debates para
discutir a educação. Na pauta, estavam pendências voltadas ao Plano de Ações
Articuladas (PAR) Ciclo 2 e 3 e Planejamento do PAR Ciclo 2021/2024. As discussões
foram promovidas pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba
(Famup), pela União Nacional dos Dirigente Municipais de Educação na Paraíba
(Undime-PB) e pela CEI Editora e Distribuidora, durante encontro realizado no
Hotel Garden, em Campina Grande.
“É muito gratificante receber
aqui os prefeitos e prefeitas, além dos secretários de educação dos municípios
para discutirmos um tema tão importante, a educação. Temos a responsabilidade
de garantir o acesso à escola e para isso precisamos de planejamento na
garantia de itens fundamentais como materiais didáticos e pedagógicos, formação
de profissionais, equipamentos e infraestrutura escolar. Quero agradecer a cada
um presente e dizer que a Famup está sempre de portas abertas e pronta para atender
as demandas das gestões municipais, seja na educação ou em qualquer outra
área”, destacou George Coelho, presidente da Famup.
Além dos gestores, estiveram
presentes ainda o presidente da União Nacional dos Dirigente Municipais de
Educação na Paraíba, Michael Lopes da Silva, e o presidente da CEI Editora e
Distribuidora, o prefeito de Mogeiro Antônio Ferreira.
O PAR é uma estratégia de
assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos
pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007,
fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em
oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de
política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de
forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de
ensino.
Ligado ao Ministério da Educação,
o PAR é uma estratégia para o planejamento plurianual das políticas de
educação, em que os entes subnacionais elaboram plano de trabalho a fim de
desenvolver ações que contribuam para a ampliação da oferta, permanência e
melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de suas redes públicas de ensino
Assessoria de Imprensa
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