https://picasion.com/

Últimas Notícias

Filarmônica Cel. Antônio Xavier é contemplada com instrumentos musicais no prêmio Funarte.

Foto: Reprodução/Secom PB

A Associação Cultural dos Músicos da Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo de Picuí PB, recebeu um kit com 4 instrumentos musicais, sendo: 01 bombardão, 01 sax-alto, 01 sax-tenor e uma trompa sinfônica, que serão utilizados pelos músicos que integram a filarmônica que foi contemplada no prêmio Funarte. O recebimento dos instrumentos aconteceu em João Pessoa, e o prefeito Olivânio Remígio esteve acompanhado da presidente da associação, senhorita Maria da Penha Souza, o músico Émerson Richardson (Mecinho), a Secretária de Educação Cultura e Desporto Maria da Guia Lucena. Ainda acompanharam a solenidade o procurador jurídico do município Dr. Joagny Augusto e o Secretário de Finanças Márcio Renato, que juntamente com o chefe do Poder Executivo Municipal, seriam recebidos no Tribunal de Justiça da Paraíba, onde tratariam da construção do novo fórum da comarca de Picuí.

A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado da Paraíba, divulgou detalhes da solenidade.

Secult-PB entrega kits de instrumentos para bandas de música

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB), entregou, na manhã desta terça-feira (16), 21 conjuntos de instrumentos para bandas filarmônicas de 20 municípios contemplados em convênios com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A remessa de instrumentos diz respeito a dois convênios: um que conta com a contrapartida do Governo do Estado e o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. Em abril deste ano, a Funarte iniciou, em Brasília, a entrega de instrumentos à Secult-PB para organizar a distribuição às bandas, obedecendo os protocolos sanitários em relação à contenção da Covid-19.

Compareceram à sede da SecultPB, no Espaço Cultural, representantes de bandas filarmônicas, prefeitos e secretários municipais de cultura, além de maestros e alguns músicos dos grupos beneficiados com os instrumentos.

Mais instrumentos - O secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, disse que no próximo ano é possível que a quantidade de instrumentos e de bandas beneficiadas seja maior: “Basta que as entidades e prefeituras se inscrevam no programa, para obter apoio do Governo do Estado”.

Damião também fez um apelo aos gestores das bandas e das cidades para que esses grupos musicais permaneçam e se desenvolvam, “e que estimulem o surgimento para vocações musicais que ainda não existem. A música é a arte mais amada pela humanidade e os gestores têm que priorizar isso nas suas cidades”.

Estiveram presentes à entrega o deputado João Gonçalves, prefeitos dos municípios beneficiados, entre eles Robério Lopes Burity (Ingá) e Marcos Freitas (Boqueirão), maestros das bandas e secretários municipais.

Em nome do governador João Azevêdo, o secretário Damião agradeceu a presença de todos e enalteceu a política estadual de assistência às bandas filarmônicas, no que foi aplaudido pelos gestores municipais, maestros e músicos.

Foram entregues bombardinos, bombardões, saxofones, trombones, trompas, clarinetes, trompetes e flautas.

Contemplados no convênio 881020:

Banda Filarmônica Abdon Felinto Milanez – Areia

Banda Filarmônica Maria Udjagra Fernandes – Cuité

Banda de Música 31 de Março – Ingá

Associação Musical Belmont das Chagas – Juripiranga

Filarmônica Nossa Senhora do Livramento – Livramento

Filarmônica São José – Parari

Filarmônica São Geraldo Majella – Poço de José de Moura

Filarmônica Abdon Tavares – Serra Redonda

Banda de Música João Ferreira de Sousa – Taperoá

Filarmônica Joaquim Moreira e Silva – Triunfo

Contemplados no Prêmio Funarte

Associação Escola e Banda de Música 12 de Agosto – Araruna

Associação Cultural dos Músicos de Baraúna

Prefeitura Municipal de Boa Ventura

Filarmônica Nossa Senhora do Desterro – Boqueirão

Prefeitura Municipal de Caiçara

Prefeitura Municipal de Monteiro

Prefeitura Municipal de Nova Palmeira

Associação Cultural Filarmônica Eugênio Vasconcelos – Pedra Lavrada

Associação Cultural dos Músicos da Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo – Picuí

Sociedade de Difusão Artística de Uiraúna

Prefeitura Municipal de Uiraúna


Francisco Araújo com Secom

Nenhum comentário