https://picasion.com/

Últimas Notícias

Estado da Paraíba avança na construção do Plano Estadual de Juventude.

Plenária - Foto: Hiago Santos

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (SEJEL) numa parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPMNE), a Cáritas da Alemanha e a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual (SEODE), tem percorrido todo o estado discutindo a elaboração do Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para a Juventude da Paraíba e o Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes.

Nesta segunda-feira (06), a equipe responsável pelo Plano esteve na região do Seridó e Curimataú, na cidade de Picuí, onde foi realizada uma plenária, na Câmara Municipal do município, com diversos jovens, gestores de juventude, conselheiros tutelares e vereadores dos municípios de Cuité, Pedra Lavrada, Cubati, Damião, São Vicente do Seridó, Frei Martinho, além dos representantes da terra da carne de sol, que foram os anfitriões.

A Secretária de Juventude do Governo da Paraíba, Rafaela Camaraense (Cidadania), que é natural do município de Cuité, no Curimataú, esteve presente na solenidade e ressaltou a importância da implementação do projeto.

Rafaela Camaraense - Foto: Hiago Santos

“Estamos deixando um marco na história da Paraíba e na política de Juventude do nosso estado. O Plano Decenal de Juventude será uma grande conquista da juventude paraibana e nós temos a felicidade de estar levando a frente essa iniciativa e em breve estaremos entregando esse material construído por jovens de todo o estado, ao governador João Azevêdo, que com certeza abraçará com muito carinho esse projeto, garantindo uma vida mais digna para as Juventudes de nossa terra”, destacou.

A Educadora Social do Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, Anne Suellen, destacou que “a elaboração do plano vai favorecer as reais necessidades da juventude da Paraíba e é uma construção que surge da iniciativa da sociedade civil para o Governo do Estado. A parceria que estamos realizando com a Secretaria de Juventude é muito importante pra que a gente consiga criar e efetivar o Plano Decenal, além da importância de construir através desse processo, o Plano de Enfrentamento às Violências contra as Juventudes”.

Já o Gerente Regional do Orçamento Democrático Estadual, Luciano Alves, enfatizou a relevância da participação popular na efetivação do projeto. “A democracia participativa possibilita que os jovens protagonizem um movimento que culminará na efetivação de políticas públicas para o segmento e para nós, do ODE, é uma grata satisfação colaborar nesse momento tão especial”.

Jokinha Dantas com Rafaela - Foto: Hiago Santos

O jovem e conselheiro tutelar de Picuí, Jokinha Dantas, deu destaque ao processo de interiorização da política de Juventude. “Nós estamos vivenciando um momento muito diferenciado, no qual temos visto, através da gestão da companheira Rafaela, a interiorização da Secretaria de Juventude em regiões que não tinham acesso a construções como esta que estamos vivenciando em Picuí e nesse sentido, a juventude da Paraíba só tem a ganhar”.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES

Marcaram presença durante o evento, os vereadores de Picuí, Diogo, Wagner, Raniery e Jean, além da Primeira Dama de Cuité, Erivaneide Rodrigues, o vice-prefeito de Cuité, Renan Furtado e o vereador Dagmando Lopes.

ETAPAS REGIONAIS

Além da cidade de Picuí, já foram realizadas plenárias nas cidades de Caldas Brandão e Borborema. Nesta terça (07), será a vez de Areia e até janeiro a equipe ainda visitará os municípios de Monteiro, Sousa, Cajazeiras, Patos, Pombal, Juru, Soledade, Campina Grande e Mamanguape. Também será realizada uma grande plenária na região de João Pessoa, para que os jovens apresentem suas propostas para o Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para a Juventude da Paraíba.

PROCESSO ABERTO PARA A CONSTRUÇÃO

A SEJEL e o SPMNE ressaltam a importância da participação dos municípios e das entidades juvenis da Paraíba, para integrarem a construção do Plano e deixam o canal de diálogo aberto através dos telefones: (83) 99191-0897 (SEJEL) e (83) 98885-9532 (SPMNE), além dos e-mails: executivajuventude@sejel.pb.gov.br e enfrentamentoaviolencia2022@gmail.com.

 

Por Redação Gabinete Paraíba

Nenhum comentário