https://picasion.com/

Últimas Notícias

Porque é quase natal: e quando uma criança for nascer em Picuí, sem que o orçamento tenha sido votado?

Fabiana Agra - Advogada, Jornalista e Escritora - Foto: Redes Sociais  

Por Fabiana Agra

24 de janeiro de 2022 – vamos imaginar que uma criança, filha de um casal pobre, esteja para nascer em Picuí daqui a um mês. Como será? Este é um exercício de imaginação no dia de hoje, mas que decerto acontecerá a partir do dia 1º de janeiro de 2022, caso o orçamento não seja votado.

Porque hoje é véspera do Natal, apenas imaginem que alguma Maria, esposa de um certo José, esteja para dar a luz em Picuí. Fazendo uma analogia com o nascimento do Redentor, decerto que os Reis Magos verão a estrela no céu, a guiá-los até a cidade; mas terão que ser avisados para não caminharem pelas estradas vicinais que ligam a imensa zona rural à sede do município, porque a Prefeitura não terá recursos no orçamento para recuperar as estradas que, devido às chuvas e à falta de manutenção, ficarão intransitáveis. A estrela de Davi os guiará, mas os Reis Magos não chegarão a tempo de ver a criança nascer – a não ser que venham pelas estradas asfaltadas, por assim se dizer. Complicado, né? Mas é o que acontecerá, caso os 6 vereadores da oposição não votarem o orçamento de 2022.

Maria e José ficam sabendo que sua filha ou seu filho, para nascer, não terá a segurança do pré-natal, porque dinheiro não haverá para que as equipes da Saúde desenvolvam seu trabalho a contento. Sequer a criança terá o direito de sua mãe participar do projeto “Bebê da Cidadania”, pois não haverá orçamento para garantir a compra do kit do bebê. E se o parto for de risco, haverá condições para a Secretaria de Saúde enviar a parturiente para Campina Grande? Triste, né? Mas é o que acontecerá, caso os 6 vereadores da oposição não votem o orçamento de 2022.

Imaginem também quando os pais da criança, um casal pobre, e mais ainda prejudicado pela pandemia, procurar a Assistência Social em busca de alimentos, ou de um bujão de gás. Decerto a Assistência nada poderá fazer, porque dinheiro não terá para atender às centenas de pedidos de benefícios eventuais, pelo simples fato de que os 6 vereadores da oposição não quiseram votar o orçamento de 2022.

E toda vez que esse casal sair de casa, verá que a rua em que mora, que estava sendo pavimentada, encontra-se agora intrafegável, montes de pedras e areia por toda parte, pelo simples fato de que a Prefeitura não terá respaldo orçamentário para terminar o calçamento? O que eles irão pensar do vereador em que votaram em 2020? Sem ter o que fazer, voltarão para casa e rezarão por dias melhores – dias melhores que não virão, porque o poder público municipal pouco poderá fazer, pelo simples fato de que os 6 vereadores da oposição não quiseram votar o orçamento de 2022.

E quando o casal ficar sem água, porque dinheiro não haverá para o prefeito abastecer as caixas d’água existentes na cidade, o que irá fazer? Certamente Maria e José clamarão aos céus por alguma chuva, porquê da gestão eles não terão resposta, uma vez que os 6 vereadores da oposição optaram por deixar à míngua toda a população do município, tão somente para atenderem à ordem daquele que manda neles todos. Muito triste isso. Muito triste...

E na hora em que o casal precisar sair de casa à noite? Será na mais total escuridão, porque dinheiro não haverá para iluminar as vias públicas, pois a Prefeitura não terá como honrar seu débito junto à Energisa, pelo simples fato de que os 6 vereadores da oposição preferiram dizer NÃO a Picuí, para dizer sim ao atraso e ao descaso de quem nada tem a oferecer ao município.

E quando amanhecer, pouca coisa mudará, talvez até piore, porque Maria e José terão que conviver com o lixo acumulado nas ruas, porque verba não haverá para pagar a coleta pública do lixo, pelo simples fato de que os 6 vereadores da oposição não quiseram votar o orçamento de 2022. Simples assim.

Sem saída e precisando sobreviver, o casal busca ajuda nas casas dos mais endinheirados; ao longo do caminho, deparam-se com inúmeras obras paralisadas: abatedouro público, reforma de escolas, pavimentação de várias ruas, e tantas outras obras inacabadas, ao relento, só porque os 6 vereadores da oposição não quiseram votar o orçamento de 2022.

E a situação, que já não era boa, só faz piorar, porque José e Maria ficam sabendo que Herodes deu uma ordem ainda pior aos seus soldados... Sem opções, o casal junta os seus poucos pertences, pega a criança recém-nascida, e decide ir embora da cidade em que os 6 vereadores da oposição preferiram unir-se às forças dos que querem o pior para Picuí!

...Enquanto escrevo, neste início da véspera do Natal, fico imaginando que os vereadores Aldemir, Ataíde, Ednalva, Inácio Mototáxi, Wagner e Yanaiê, hoje à noite, terão uma ceia farta com os seus familiares, muita festa, muita alegria. Mas será que o espírito do Natal será capaz de tocar o coração de cada um deles e eles passem a olhar para a população de Picuí, passem a trabalhar para o povo que os elegeu, ou vão preferir ser comparados aos soldados de Herodes?

 

Por Fabiana Agra – Advogada, Jornalista e Escritora

Nenhum comentário