https://picasion.com/

Últimas Notícias

Parque eólico transforma vidas e leva energia limpa para a região de São Miguel do Gostoso (RN).

O Parque Eólico Cumaru tem capacidade para gerar 966 GWh de energia por ano, o equivalente ao consumo de 444 mil residências brasileiras.

Um parque eólico localizado em São Miguel do Gostoso (RN) com 206 MW de capacidade instalada e capaz de gerar 966 GWh de energia por ano, o equivalente ao consumo de 444 mil residências brasileiras. O Parque Eólico Cumaru, pronto desde outubro deste ano, possui 49 aerogeradores produzindo energia verde, limpa e sustentável, enviando a emissão de mais de 544 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Os números positivos não param por aí: durante sua construção, cerca de 1.100 empregos diretos foram gerados, sendo que 80% deles pertenciam a trabalhadores locais. Além da energia renovável, que só traz benefícios para o país, vale destacar os impactos positivos que esse empreendimento tem trazido para a comunidade que vive no entorno da planta Cumaru.

Maria Josineide Nascimento comemora o desenvolvimento da região. Dona de um restaurante, ela precisou readequar o próprio negócio para poder receber também os funcionários do parque, entre operários e membros da diretoria, para as refeições diárias. “Os empregos temporários proporcionados pela Enel Green Power também ampliaram as oportunidades de trabalho para os moradores da região em diversas áreas, assim como nosso estabelecimento também foi impactado positivamente. É importante para nossa cidade, nosso país e nosso planeta termos energia limpa sendo produzida em larga escala e nossos trabalhadores envolvidos em projetos que engrandecem a humanidade de diversas formas. Somos realmente gratos pela oportunidade de prestar serviços para a Enel Green Power e termos nossa parcela de contribuição na concretização do Parque Eólico Cumaru”, comemora Neide.

Gileno Ribeiro da Fonseca conquistou o emprego tão sonhado como segurança da planta de Cumaru. Sonhos que se estenderam para a família: a filha agora estuda em uma escola particular. Ele observou a construção de mais pousadas, restaurantes, a consequente contratação para dar conta de mais serviço, e outros negócios que se sustentam graças à movimentação em volta da usina eólica. “Nas comunidades vizinhas o impacto foi muito positivo. Muitos aqui trabalham na agricultura de subsistência e foram beneficiados com o arrendamento das terras, por exemplo”.

Quem também acompanhou de perto esse desenvolvimento foi Átila Magalhães, gerente do projeto Cumaru. Ele conta que a construção proporcionou a realização de atividades de relacionamento com as comunidades locais, levando projetos de geração de valor, como oficinas educativas, assessoria técnica rural para famílias que vivem da agricultura de subsistência, como dito por Gileno, além de cursos profissionalizantes e ações de educação ambiental.

“Olhar o projeto Cumaru pronto é uma satisfação muito grande, até pelo fato de ser um projeto que a Enel já tinha intenção de construir há muitos anos e que, agora, se tornou realidade. O projeto foi desenvolvido em um período atípico, por causa da pandemia, e mesmo assim conseguimos materializar o parque, que vai gerar energia verde, limpa e renovável, por pelo menos 20 anos, além de contribuir neste momento para o país superar a crise energética com a escassez de chuvas. A energia eólica traz benefícios para toda a sociedade. “

Como Magalhães explicou, o projeto foi desenvolvido durante a epidemia da Covid-19 e seguiu rigorosos protocolos de segurança para garantir a proteção dos trabalhadores envolvidos na obra. Nos canteiros, as equipes precisaram seguir uma rotina de distanciamento social e de proteção individual. A empresa também realizou campanhas de testes massivas envolvendo seus funcionários.

O Parque Eólico Cumaru é um dos cinco novos projetos da Enel Green Power, líder em geração solar e eólica no Brasil e que vem contribuindo para a diversificação da matriz energética brasileira, que atualmente enfrenta uma crise hídrica. No final do ano passado, a Enel Green Power anunciou um pacote de investimentos de R$ 5,6 bilhões na construção de cinco novos parques de geração renovável (quatro eólicos e um solar) no Brasil, que totalizam 1,3 GW de capacidade instalada. A construção desses cinco parques vai gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos – boa parte deles ocupada por mão de obra local.

Além de Cumaru, a Enel Green Power já colocou em operação, apenas em 2021, outros três parques eólicos e solares no Brasil e está em fase final de construção de mais três empreendimentos renováveis, todos no Nordeste.

Todo esse investimento gera empregos diretos e indiretos e transforma a vida dos municípios beneficiados com esses empreendimentos.

 

Por Enel Green Power

Nenhum comentário