https://picasion.com/

Últimas Notícias

Nordeste recebe projeto itinerante do MCom para ativação da TV Digital.

Ação seguirá por quase 7 mil quilômetros até o início de abril; equipe da pasta iniciou o roteiro nesta semana, em Barcelona (RN), e segue para mais três cidades potiguares e duas cearenses.

Menos de um ano após a criação do programa Digitaliza Brasil, o Ministério das Comunicações (MCom) já começa a percorrer o Nordeste, para finalizar a instalação de antenas e marcar a chegada do sinal da TV Digital. Nesta semana, a pasta iniciou o Digitaliza na Estrada, projeto itinerante que vai passar pelos municípios que aderiram ao programa e que já contam com a antena de sinal digital instalada. Após passar por Barcelona (RN) -- ponto de partida do percurso -- o projeto irá, nesta terça (18/1), ativar o sinal digital nos municípios potiguares de Baía Formosa e Santo Antônio. Ao todo, serão percorridos cerca de 7 mil quilômetros em seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas.

"O Digitaliza na Estrada é uma ação itinerante, que vai visitar as primeiras 48 cidades onde a TV Digital está chegando e vai mudar o cotidiano das famílias", aponta o ministro das Comunicações, Fábio Faria. As localidades integram o grupo de 1.638 municípios, distribuídos em todo o país, que até hoje só contam com a transmissão em sinal analógico. Com a digitalização, a população local ganha mais qualidade na programação e maior diversidade de canais.

No final de setembro de 2021, o MCom inaugurou a primeira estação de televisão digital, instalada no município de Tenente Ananias (RN). "Lá, por exemplo, a população tinha uma única emissora", lembra o secretário de Radiodifusão da pasta, Maximiliano Martinhão. "Com a infraestrutura compartilhada, há espaço para até oito canais prestando o serviço. Assim vai ser em todas as cidades inseridas no Digitaliza Brasil", destacou.

NA ESTRADA — O primeiro trecho percorrido pelo Digitaliza na Estrada saiu de Barcelona e segue para as cidades de Baía Formosa, Santo Antônio e Bento Fernandes, no Rio Grande do Norte. De lá, sobem para Itaiçaba e Fortim, no Ceará. Quatro dias na estrada, acompanhando a realidade das famílias beneficiadas e registrando a substituição das estações analógicas hoje em operação. Todos os passos do Digitaliza na Estrada estarão registrados na página especial dedicada à ação.

Bento Fernandes recebe a equipe do MCom no dia 19 (quarta) e no dia 20 (quinta) é a vez de Itaiçaba e Fortim. Só nestas cidades, 68 mil pessoas serão beneficiadas. Para cada uma delas já foram previamente autorizadas outorgas para os canais digitais.

O segundo roteiro começa em Altaneira (CE) e segue por 306 km em direção às cidades cearenses de Farias Brito, Granjeiro, Lavras da Mangabeira, Abaiara e Porteiras. Nos municípios, mais de 90 mil pessoas serão beneficiadas com a chegada da TV Digital. Outros oito roteiros estão agendados para acontecer até o início de abril.

DIGITALIZA BRASIL — Em maio do ano passado, o MCom lançou o programa Digitaliza Brasil com uma meta e um prazo muito bem definidos: concluir, até 2022, o processo de digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades que contam apenas com o sinal analógico. "Esse trabalho visa levar melhor qualidade de som e imagem às telinhas de 23 milhões de pessoas. O objetivo é possibilitar a difusão de informações com credibilidade, cultura e entretenimento, fruto da sinergia entre o MCom e a Anatel", destaca o diretor da Secretaria de Radiodifusão, William Zambelli.

A portaria que instituiu o programa também determinou que o processo de consignação e autorização de novos canais seja simplificado, para garantir que a população tenha acesso aos conteúdos assim que o sinal digital for ativado nas respectivas localidades.

Até o momento, foram publicados editais que contemplam 1.394 municípios de 15 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

O último edital ainda está aberto até o dia 21/1 (fase 2), mas já alcançou resultados expressivos: 99% das 344 cidades elegíveis para receber o sinal digital de TV já solicitaram adesão. Nesta fase, terão a oportunidade de realizar a migração do padrão de TV dez cidades do Rio de Janeiro; 26 do Espírito Santo; 93 do Rio Grande do Sul; 97 do Paraná; e 118 de Santa Catarina. Serão 3,9 milhões de brasileiros beneficiados.

 

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário