https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeitura de Caicó cancela carnaval de rua.

Alta de casos de Covid e gripe motivou decisão do município, que tem uma das principais festas do estado. Centro de atendimento às síndromes gripais subiu de 20 atendimentos por dia para 550.

A prefeitura de Caicó cancelou o carnaval de rua na cidade por conta da alta de casos de de Covid e do surto de gripe que têm acometido o estado nas últimas semanas.

O município tem um dos carnavais mais tradicionais do Rio Grande do Norte e do Nordeste, reunindo milhares de foliões todos os anos e shows com grandes atrações. A medida de cancelar é somada a outros municípios que também anunciaram essa decisão (veja mais abaixo quais).

O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (19) pelo prefeito Dr. Tadeu. “Tomamos a decisão de cancelar o carnaval de rua de Caicó, em virtude da situação da pandemia do novo coronavírus e da epidemia de gripe", disse.

"Agora esperamos que em 2023, possamos realizar um carnaval digno e que corresponda a expectativa dos caicoenses”.

O gestor explicou que o momento não permite que Caicó promova um evento desse porte, mesmo que fosse na Ilha de Sant’Ana. "Iria vir uma quantidade muito grande de pessoas para a nossa cidade", alegou.

O município disse que vai seguir o decreto estadual, que permite a realização de eventos privados, com os protocolos sanitários.

“O decreto do governo do RN permite a realização de eventos privados. A equipe técnica do Governo do Estado, que faz o acompanhamento epidemiológico das situações da pandemia, irá fazer um acompanhamento cerrado de toda a situação da pandemia e essa é a mesma decisão que estamos tomando, de fazer esse acompanhamento semanal e se tiver algo que coloque em risco a vida das pessoas em Caicó, a gente toma as devidas providências”, afirmou o prefeito.

O Bloco do Magão, um dos mais tradicionais do município, já havia anunciado que não sairia às ruas em 2022.

Aumento de atendimentos

A Secretária de Saúde do Município, Evaneide Nóbrega, disse o cenário mudou neste início de ano no Centro Covid de Caicó.

Segundo ela, no fim de 2021 houve uma redução na equipe que trabalhava no centro por causa da baixa demanda nos atendimentos. Neste momento, no entanto, o equipamento serve também para atender todas as síndromes respiratórias.

“Nós chegamos a ter apenas 20 atendimentos no Centro. Para se ter uma ideia do aumento, no dia 7 de janeiro, tivemos 220 atendimentos e nesta terça, dia 18, foram 550”, relatou.

Municípios cancelam carnaval

Além de Caicó, outros municípios com festas tradicionais também já anunciaram o cancelamento do carnaval de rua, como:

Natal

Areia Branca

Macau

Parnamirim

Apodi

Tibau do Sul

 

Por g1 RN

Nenhum comentário