https://picasion.com/

Últimas Notícias

Comitê de Crise aprova passaporte vacinal no IFPB

Imagem Ilustrativa

O Comitê responsável pelo enfrentamento e combate à Covid-19 aprova, por unanimidade, a exigência de comprovante de imunização completo no âmbito do IFPB.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), através de videoconferência, o Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 deliberou favoravelmente à exigência do passaporte vacinal no âmbito do IFPB. Esse posicionamento, juntamente com a aprovação da obrigatoriedade do passaporte vacinal já aprovada pelo Colégio de Dirigentes do IFPB (Codir), será levado para reunião extraordinária do Conselho Superior, visando à sua adoção em toda a Instituição.

Ao iniciar a reunião, o Reitor Nicácio Lopes fez uma exposição do atual cenário da pandemia. Na última reunião, havia a expectativa de que no início deste ano o IFPB teria condições de retornar às atividades presenciais de forma mais tranquila. No entanto, a Instituição se deparou com o surgimento da nova variante que provocou uma assustadora mudança no cenário da pandemia, com alto contágio e aumento de internações e número de mortes, dados que serviram de base para reavaliar a questão. “O esforço do IFPB tem sido no sentido de superar esse momento difícil”, ponderou o Reitor.

Por outro lado, os estudantes passaram a contar com essa perspectiva de retorno às aulas presenciais.  Na última quarta-feira (09), o Reitor Nicácio realizou uma reunião com as entidades estudantis para tratar do retorno presencial no IFPB. Naquela oportunidade, os representantes da Reitoria lembraram a todos do planejamento para a volta às atividades presenciais pautado na Resolução 28/2020, que instituiu as Atividades de Ensino não Presenciais, composta por cinco fases: Primeira Fase – Diagnóstico, planejamento e orientações; Segunda Fase – Ambientação de docentes e discentes; Terceira Fase – Oferta curricular de forma não presencial; Quarta Fase – Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais; Quinta Fase – Consolidação do ensino híbrido; Sexta Fase – Retorno ao ensino presencial.

Os campi se encontram atualmente nas fases 4, 5 e 6. Cada unidade tem suas particularidades e avançam entre as fases de forma distinta, de acordo com o cenário epidemiológico da região onde estão inseridos.

A professora Maria Claudia Rodrigues Brandão foi convidada para integrar o Comitê de enfrentamento à Covid-19 e fazer a relatoria da adoção do passaporte vacinal, principal pauta da reunião.

Inicialmente, a professora Claudia Brandão apresentou um histórico do início da elaboração do Protocolo de Biossegurança para a realização das atividades presenciais no período da pandemia devido à Covid-19. Esse Protocolo vem sendo elaborado a partir da constituição de Grupo de Trabalho constituído pelo Codir. Em maio/2020, foi apresentada ao Codir a primeira minuta, chamada Diretrizes Gerais para enfrentamento da Covid-19 no IFPB. Depois de vários aperfeiçoamentos e consulta à comunidade, a última versão do Protocolo de Biossegurança foi apresentada em janeiro/2022.

De acordo com a professora Cláudia, o Protocolo de Biossegurança é composto das seguintes partes: apresentação, orientações a toda a comunidade e orientações aos campi. Destacou que a atual versão exige o comprovante de imunização completo de todos no IFPB.

Depois da discussão do tema, o Comitê aprovou, por unanimidade, a adoção da obrigatoriedade do passaporte vacinal, exigência constante no Protocolo de Biossegurança do IFPB.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, a deliberação do Colégio de Dirigentes e a aprovação do Comitê Covid serão levadas para reunião extraordinária do Conselho Superior, visando à adoção da obrigatoriedade do passaporte vacinal em todo o IFPB. Para ao Reitor, o IFPB está gradativamente voltando às atividades presenciais, mas de forma prudente, com o objetivo de preservar a vida de toda a comunidade. “O IFPB continua com seu planejamento de retorno às atividades presenciais e com seu compromisso com a vida. Portanto, adotaremos todas as medidas necessárias para cumprirmos nossa missão de educadores e preservação da vida, inclusive com a adoção da obrigatoriedade do passaporte vacinal em nossas atividades”, finalizou o Reitor. 

 

DGCOM do IFPB

Nenhum comentário