Em João Pessoa (PB), MDR inaugura obras que vão melhorar transporte público sobre trilhos.
Foto: Adalberto Marques - MDR |
Intervalo entre os trens será
reduzido de 69 para cerca de 30 minutos. Investimentos federais para melhorias
na operação da CBTU na capital paraibana são de R$ 10,3
milhões.
A população de João Pessoa (PB)
que utiliza o sistema de transporte público sobre trilhos vai contar com mais
rapidez nos deslocamentos feitos pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos
(CBTU). Isso será possibilitado pela entrega, nesta sexta-feira (25), de quatro
desvios ferroviários, que vão permitir o aumento da capacidade de operação na
Região Metropolitana da capital paraibana e redução do intervalo entre os
trens.
Os desvios ferroviários são
linhas adjacentes à principal ou a outro desvio e que são utilizados para
cruzamentos, ultrapassagens e manobras de formação de trens ou comboios. Essas
linhas auxiliares vão permitir o aumento da quantidade de trens da CBTU João
Pessoa operando simultaneamente. Com isso, a projeção é que o intervalo entre
os trens caia de 69 minutos para cerca de 30 minutos. Também é projetado o
aumento da quantidade de passageiros transportados diariamente, dos atuais 12,3
mil usuários para cerca de 21,5 mil viajantes.
Presente à cerimônia de
inauguração das melhorias, realizada na Estação João Pessoa, o ministro do
Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou o compromisso do Governo
Federal de investir em trens urbanos e enumerou as vantagens do sistema
ferroviário. “É uma sinalização de que estamos, efetivamente, investindo no que
há de mais importante para a população: a melhoria da sua qualidade de vida”,
atestou o ministro. “É um transporte que tem diferencial em relação ao ônibus.
Quem anda no trem vai andar com regularidade, com segurança, com conforto”,
completou.
“Vocês imaginam que o tempo de
espera está girando em torno de 70 minutos e, só com isso que vamos entregar
hoje, pode reduzir para cerca de 30 minutos? Meu sentimento é de gratidão com
essa entrega de hoje, que ajuda a amenizar os problemas da Região Metropolitana
da cidade”, comemorou o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.
O diretor-geral da CBTU, José
Marques de Lima, destacou que o sistema inaugurado nesta sexta-feira é de
fundamental importância para a operação da CBTU na Paraíba. "Sem esse
investimento, podiam ter 50, 100 trens que apenas dois iriam rodar. Porque o
sistema, sem esses quatro cruzamentos, não sustentaria mais veículos”, afirmou.
O Centro de Controle Operacional
(CCO) da CBTU-PB (foto à esquerda) também está sendo preparado para monitoração
remota da operação ferroviária, proporcionando maior otimização dos recursos
operacionais.
Ao todo, o investimento do
Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em
melhorias da operação da CBTU em João Pessoa é de R$ 10,3
milhões. São R$ 7,5 milhões para a construção dos desvios entregues nesta
sexta-feira e mais R$ 2,8 milhões para as reformas das Estações Jacaré, Várzea
Nova e Bayeux, que estão em andamento.
As obras na Paraíba fazem parte
de um conjunto de repasses feitos pelo MDR à CBTU, que incluíram também as
operações nas Regiões Metropolitanas de Natal (RN) e de Recife (PE). Esta foi a
primeira vez, em quase 40 anos, que a União fez investimentos em ampliação e
modernização nos sistemas da CBTU nesse porte.
Outras ações
Em Natal (RN), os investimentos
da União somam R$ 73,1 milhões, que estão sendo utilizados para a
construção das Linhas Branca e Roxa. Parte da primeira já está em operação,
atendendo a cidade de Parnamirim.
As obras da Linha Branca, que vai
contar com três trechos ao todo, foram iniciadas em fevereiro de 2021 e
beneficiarão 7 mil passageiros. Serão construídos 23,4 quilômetros de vias, com
quatro novas estações a partir de Parnamirim, passando por São José de Mipibu e
chegando até Nísia Floresta. O investimento federal é de R$ 58,3
milhões.
A construção da Linha Roxa da
CBTU na Grande Natal teve a pedra fundamental lançada em setembro de 2021. Com
aporte de R$ 14,8 milhões do Governo Federal, o empreendimento
contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção de três
estações: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. A previsão é que 2 mil pessoas
sejam atendidas diariamente pelo ramal. As obras estão 40% concluídas.
Com a construção das Linhas
Branca e Roxa, a malha ferroviária da Grande Natal se tornará a mais extensa do
Nordeste e a terceira maior do País -- atrás apenas das Regiões Metropolitanas
de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Já na Grande Recife, foi
inaugurada em dezembro do ano passado a segunda ponte ferroviária sobre o rio
Pirapama, em Cabo de Santo Agostinho (PE). Com investimento federal de R$
11,4 milhões, a infraestrutura, de 90 metros de extensão, é parte do projeto de
duplicação da Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô do Recife, operada pela
CBTU.
Quando o projeto de duplicação da
Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô de Recife estiver finalizado, 21 mil
passageiros poderão fazer o trajeto de Cajueiro Seco a Cabo de Santo Agostinho
diariamente. A quantidade de estações vai passar de quatro para seis e o tempo
de percurso entre as estações de VLT cairá de 51 minutos para 23 minutos.
Assessoria de Comunicação Social
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