https://picasion.com/

Últimas Notícias

Polícia prende suspeito de matar Givanildo Oliveira, dono do site Pirambu News.

Blogueiro assassinado - Foto: Arquivo pessoal 

Givanildo Oliveira, o 'Gigi', era o criador e administrava as redes sociais do canal, que acumulava mais de 73.600 seguidores nas redes sociais.

A polícia prendeu na sexta-feira (11) um homem de 20 anos suspeito de matar Givanildo Oliveira da Silva, blogueiro conhecido como "Gigi", dono do site de notícias Pirambu News. Givanildo foi assassinado após noticiar em seu portal a prisão de um suspeito de homicídio no bairro onde morava.

Na residência onde o suspeito foi preso, a polícia encontrou droga. Ele já responde por homicídio, roubo e porte ilegal de arma. Thiago de Sousa Barros foi preso em flagrante por tráfico de droga e é investigado pela morte de Givanildo Oliveira.

Givanildo foi o criador do portal "Pirambu News" e administrava as redes sociais do projeto que veiculava informações locais, regionais e até nacionais. O canal acumulava mais de 73,6 mil seguidores nas redes sociais e no blog de notícias. Após o assassinato, a página informou que não iria mais cobrir conteúdos de segurança pública.

Conforme testemunhas, Gigi foi atingido por diversos disparos de arma de fogo, a maior parte no rosto, e morreu próximo da casa onde morava, na Rua Nossa Senhora das Graças, no Pirambu. Familiares da vítima não quiseram dar mais informações sobre o caso, mas relataram que ele deixou filhos.

A Secretaria da Segurança Pública informou que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil e da Polícia Militar foram acionadas para atender o homicídio no dia do crime. A Perícia Forense do Ceará também fez os primeiros levantamentos sobre o caso.

A apuração está sendo realizada pela 8ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Pelas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) disse ter determinado ao secretário da Segurança, Sandro Caron, reforço nas ações para investigar o crime. Na publicação, ele citou uma chacina que deixou quatro mortos e cinco feridos no interior do Ceará.

"Falei com nosso secretário da Segurança, Sandro Caron, sobre alguns episódios de violência registrados nas últimas horas no Ceará, para o reforço que for necessário nas diligências e investigações, de forma com que haja respostas imediatas. As mortes de quatro pessoas, com outras feridas, no Cariri, bem como do dono de um canal de notícias no Bairro Pirambu, em Fortaleza, são inaceitáveis e é preciso a imediata identificação e prisão de todos os envolvidos", diz um trecho da publicação de Camilo.

Notas de pesar

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lamentou o assassinato de Givanildo Oliveira e divulgou uma nota de pesar sobre o caso.

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lamenta o assassinato de Givanildo Oliveira, proprietário do canal virtual de notícias “Pirambu News”, ocorrido em Fortaleza, na noite da segunda-feira. Ao mesmo tempo em que se solidariza com a família da vítima, a diretoria da entidade sindical cobra a apuração do crime, para saber se está relacionado a atuação do comunicador popular", diz um trecho da nota publicada no site da entidade.

"A Diretoria do Sindjorce destaca, ainda, a necessidade de adoção de um protocolo de segurança dos jornalistas que envolva as entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e as forças de segurança, sejam nacionais, estaduais ou municipais. A violência contra jornalistas e comunicadores constitui um grave atentado à democracia".

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) também se pronunciou e lamentou a morte do blogueiro. "A Abraji lamenta a morte e se solidariza com a família e os colegas de Givanildo Oliveira, e repudia esse crime que apresenta todos os indícios de ser uma retaliação ao seu trabalho como jornalista".

 

Por g1 CE

Nenhum comentário