https://picasion.com/

Últimas Notícias

Dose de reforço pode aumentar mais de cem vezes a proteção contra a Covid-19.

Ministério da Saúde reforça a importância de pessoas aptas à dose de reforço retornarem ao posto de vacinação para completar o esquema vacinal.

Um levantamento realizado pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid) apontou que apenas 37,81% do público acima de 18 anos tomou a dose de reforço contra a Covid-19. A população adulta é a única listada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) como público-alvo desta etapa da campanha. Para ampliar ainda mais a cobertura vacinal em relação à dose de reforço, o Ministério da Saúde explica a importância de voltar ao posto e aumentar a imunidade contra a Covid-19.

Uma pesquisa encomendada pela pasta, em parceria com a Universidade de Oxford, aponta que a estratégia adotada para esta etapa da campanha amplia ainda mais a imunidade contra a Covid-19. O estudo foi publicado na The Lancet em janeiro deste ano. A renomada revista científica inglesa mostrou que a combinação heteróloga, ou seja, de vacinas Covid-19 diferentes, é a estratégia mais eficaz para a dose de reforço, especialmente nos indivíduos que tomaram a Coronavac.

A pesquisa mostrou que 28 dias após a dose de reforço, a vacina de RNA mensageiro, imunizante da Pfizer, aumenta a produção de anticorpos que são capazes de bloquear a entrada do vírus nas células. As vacinas da Astrazeneca e da Janssen também tiveram resultados positivos ao serem aplicadas como reforço.

Outro estudo mostrou que os indivíduos que receberam a dose única da Janssen e tomaram o mesmo imunizante como dose de reforço tiveram aumento de até 94% de proteção contra a Covid-19, quando aplicado com no mínimo dois meses de intervalo. Com apenas uma dose, esse índice é de 75%. Esses resultados embasaram o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês), que também recomendou o reforço.

Com o avanço na vacinação, o Brasil assiste a um cenário mais arrefecido com queda de 51,99% na média móvel de casos e 43,38% na média móvel de óbitos, em comparação com os últimos 14 dias. Atualmente, 91,12% da população acima de 12 anos tomou a primeira dose da vacina, 84,46% desse mesmo público completou o esquema vacinal e apenas 36,48% do público maior de 18 anos tomou a dose de reforço - público-alvo desta etapa da campanha, o que corresponde a 60,5 milhões de brasileiros.

 

Fernando Brito | Ministério da Saúde

Nenhum comentário