INSS retoma agendamento para atendimento presencial.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
As marcações podem ser feitas
pelo site, aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Os serviços também
continuam sendo realizados digitalmente.
O agendamento para atendimento
presencial nas agências do INSS foi retomado. Desde o dia 14 de março, o
segurado pode marcar serviços como pedidos de aposentadoria, pensão por morte e
emissão de certificados. As marcações podem ser feitas pelo site, aplicativo
Meu INSS ou pelo telefone 135. Os serviços também continuam sendo
realizados digitalmente.
Os atendimentos presenciais
mediante agendamento estavam restritos desde 2020 em razão da COVID-19. Apenas
serviços que não poderiam ser atendidos da forma remota como a realização de
perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação
administrativa.
Edivaldo José Correia mora em São
Paulo (SP) e vai todo mês entregar uma documentação na Agência da Penha. “Venho
aqui porque estou em reabilitação e, todo mês, tenho que trazer o formulário do
curso, para poder assinar. Desde que eu me acidentei, não tenho o que reclamar,
eles [INSS] sempre me trataram bem.”
Segundo o presidente do INSS,
José Carlos Oliveira, o atendimento espontâneo, ou seja, sem qualquer tipo de
marcação, volta em abril para as pessoas que tiverem dificuldade de acessar os
canais de atendimento.
Atendimento espontâneo: quem
deverá ser atendido?
O cidadão que não tem acesso ao
meu INSS e também tem dificuldade de ligar no 135. “Os canais continuam ativos,
ou seja, as pessoas podem continuar a utilizar esses canais”, completa o
presidente do INSS. As unidades que vão prestar este tipo de atendimento serão
definidas após o dia 30 de março.
Meu INSS: quais são os serviços?
O órgão disponibiliza 91 serviços
pelos canais remotos atualmente. Pelo aplicativo, disponível na Google
Store e no App Store, é possível ter acesso à serviços e solicitar
benefícios sem sair de casa. Além disso, o segurado pode enviar documentações
digitalizadas pelo próprio celular, além de acompanhar as solicitações por meio
do número do protocolo. Outro canal disponível é o telefone 135
Estão disponíveis serviços como
pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por
morte; pedido do salário maternidade; de auxílio doença; consulta à revisão do
benefício; pedido de recurso de benefício; e certidão de tempo de contribuição.
Fonte: Brasil 61 -
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