https://picasion.com/

Últimas Notícias

Congresso técnico dos Jogos Escolares e Paraescolares será realizado terça-feira.

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (8), entre o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Freire (Zezinho Botafogo) e integrantes das gerências administrativa e do desporto e paradesporto, foram definidos os detalhes para o retorno, após dois anos sem ser realizados, dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba. Na reunião, que também contou a presença do secretário executivo de Esporte e Lazer, Harlen Vilarim, ficou definido que o congresso técnico das modalidades coletivas ocorrerá na terça-feira (12), às 19h, no auditório da Faculdade Três Marias, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 494, na Torre.

Para Zezinho Botafogo, a volta dos Jogos Escolares e Paraescolares representará o incentivo à prática esportiva entre os jovens. "Depois de dois anos sem ser realizados por conta da pandemia, os Jogos Escolares e Paraescolares, que movimentam cerca de 20 mil alunos/atletas entre 12 e 17 anos de toda a Paraíba, estarão de volta. É o Governo do Estado incentivando a prática esportiva em um evento que movimentará os jovens", disse o gestor.

De acordo com a programação, Sousa e Cajazeiras, receberão as primeiras etapas no dia 18 deste mês de abril e, a partir do dia 25, haverá disputa em Pombal e Catolé do Rocha, enquanto no dia 2 de maio, começará em João Pessoa e Campina Grande. Ainda em maio, só que no dia 9, será a vez das etapas regionais de Monteiro e Itaporanga e a partir do dia 16, as regiões que têm como sede Cuité, Mamanguape e Guarabira.

A etapa estadual, que reunirá os campeões de cada regional, ocorrerá em João Pessoa em quatro períodos. Em junho, de 3 a 5, vão acontecer as disputas nas categorias de 15 a 17 anos das modalidades individuais paralelamente com os paraescolares e de 21 a 23, a realização das modalidades coletivas. Na categoria de 12 a 14 anos, as individuais serão de 16 a 18 de agosto e as coletivas, nas datas de 23 e 24.

Na categoria de 15 a 17 anos, as escolares vencedoras na etapa estadual paraibana ganham o direito de representar a Paraíba na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que neste ano serão realizados no mês de setembro, em Aracaju (SE). Já de 12 a 14 anos, os melhores garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), marcados para o Rio de Janeiro, em data ainda a ser confirmada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Os paratletas paraibanos que se sagrarem campeões na etapa estadual da Paraíba disputarão uma seletiva em agosto, na cidade de Natal (RN), e consequentemente, quem obtiver os índices classificam-se para as Paralimpíadas Escolares, agendadas para o mês de novembro em São Paulo, que é um evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Depois de dois anos, os Jogos Escolares e Paraescolares estarão de volta para fazer a alegria de cerca de 30 mil alunos das redes pública e privada da Paraíba por meio de um trabalho do Governo do Estado. Serão movimentadas todas as 14 regiões e ainda a etapa estadual, com o objetivo tão somente de fomentar o esporte e o paradesporto nas escolas através da competição”, disse o professor José Hugo, coordenador geral dos Jogos.

“Agora sim, todo o planejamento será devidamente executado para que tudo transcorra da melhor forma possível, pois o objetivo do Governo é movimentar o esporte em todas as suas regiões, devolvendo a eles, depois desses dois anos de dificuldade por conta da pandemia, o evento dos Jogos Escolares e Paraescolares no nosso estado ”, frisou o professor Harlen Vilarim, secretário executivo de Esporte e Lazer.

 

Assessoria

Nenhum comentário