https://picasion.com/

Últimas Notícias

Grupo de especialistas do IEEE defende aumento de profissionais mulheres no campo da engenharia.

Para celebrar o Mês da Engenharia, comemorado em abril, em Campina Grande uma rede de profissionais mulheres pioneiras realizam ações direcionadas para fortalecer e destacar a presença feminina no campo da Engenharia e tecnologia, incentivando a inserção dessas profissionais, em um ambiente ainda predominante masculino. O grupo conta com apoio do IEEE - Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas – maior organização profissional científica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, e também da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Lideradas por Vanessa Batista Schramm, coordenadora do projeto e membro do IEEE, o grupo WIE in Focus promove atualmente palestras online mensais sempre com duas profissionais de relevância no mercado, para abordar a trajetória profissional e os principais desafios que as mulheres enfrentam no trabalho. "Durante a pandemia, foi a forma que encontramos para incentivar que mais e mais estudantes mulheres entrem nos setores de engenharia e tecnologia, utilizando essas profissionais de sucesso como espelho para suas futuras carreiras", afirma.

O grupo luta contra a desigualdade de gênero, buscando por uma melhor representatividade da mulher dentro das engenharias. "Nosso intuito é combater o preconceito que ainda existe nos dias atuais", ressalta Vanessa. Já participaram dos eventos profissionais destacadas de grandes companhias como Petrobras, Honda e Ford. "No Dia da Engenharia – 10 de abril ­­– é importante destacar o trabalho dessas desbravadoras pela igualdade de gênero dentro da profissão." Os encontros virtuais são disponibilizados pelo YouTube e os conteúdos vão virar podcasts.

Engenheiras da Borborema

O grupo foi um dos responsáveis pelo projeto Engenheiras da Borborema, criado com alunos da UFCG, que visava estimular alunas do ensino médio de escolas públicas a seguirem a carreira, a fim de quebrar o paradigma de que engenharia é profissão para homens. "Por causa da necessidade de encontros presenciais, o projeto foi interrompido, por causa da pandemia, mas deve voltar assim que a situação estiver normalizada", afirma Vanessa.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

 

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário