https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeitura de Picuí realiza conferência municipal de saúde mental.

Foto: Assessoria 

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial do SUS”, foi realizada a primeira conferencia municipal de saúde mental no município de Picuí.

O evento reuniu servidores municipais das nove equipes de saúde da família que atendem no município, sociedade civil organizada, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e a representante da quarta gerencia regional de saúde Sabrina Resende.

A presidente do conselho municipal de saúde Airy Lima, destacou a reportagem do jornal municipal o sucesso do comparecimento de público e as propostas coletadas na conferência. “As equipes de saúde foram as mais prejudicadas quando se fala em trabalho do com o público durante a pandemia, os servidores estão exaustos e, embora a COVID-19 esteja caindo para uma endemia, todos iremos levar muito tempo de recuperação com relação a todos os males causados pelo período e o governo federal não tem propostas para a saúde mental dos servidores”, relatou.

As propostas foram debatidas tendo como tema principal “Fortalecer e Garantir Políticas públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e respeito aos direitos humanos” e foi subdividido em quatro subeixos: I – Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania, II - Gestão, Financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, III – Política de Saúde Mental e os princípios do SUS, IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Após a reunião dos grupos para a elaboração das propostas, foram escolhidos dois delegados para representar o município de Picuí na conferência estadual de saúde mental que acontecerá em breve.

 

Por Jandy Macedo

Nenhum comentário