https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí relacionado: Paraíba aumenta em 140% a oferta de vagas para Programas de Residências Médicas.

Nos últimos quatro anos, a Paraíba aumentou em 140% o número de vagas para os Programas de Residências Médicas. Enquanto em 2018, foram ofertadas para ingresso 25 vagas, em 2022 já são 66 vagas ofertadas por ano, distribuídas em todo o estado.

Ao todo, são 19 municípios paraibanos com vagas: João Pessoa, Curral de Cima, Ingá, Remígio, Esperança, Cuité, Picuí, Sumé, Monteiro, Patos, Piancó, Sousa, Uiraúna, Cajazeiras, Bonito de Santa Fé, São José de Piranhas, Cachoeira dos Índios, São João do Rio do Peixe e Triunfo.

“Esses resultados só são possíveis com toda a competência, esforço coletivo e apoio da gestão para a formação e a pesquisa. Estamos sistematizando mais dados para planejar a próxima expansão dos Programas de Residência. São 66 vagas para ingresso e temos, atualmente, 104 médicos-residentes no total (R1 a R5), uma taxa de ocupação de 88%, que serão novos especialistas no SUS da Paraíba”, disse a secretária estadual da Saúde, Renata Nóbrega.

Foram investidos R$ 2.371.800,00 em preceptoria e R$ 1.145.599,11 em bolsas de Residência.

“Antes, era muito comum o médico que concluía a graduação na Paraíba ir buscar Programas de Residências em outros estados e, consequentemente, acabavam se fixando nessas outras localidades. Agora, com o crescimento da oferta de vagas, é possível qualificar mais ainda o atendimento nos serviços do estado, nos municípios e formar especialistas que sigam no nosso sistema público de saúde”, pontuou o diretor geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), Felipe Proenço.

O coordenador do Núcleo de Residências da ESP-PB, Pedro Rodrigues, enfatizou, também, que “o estado vem buscando aperfeiçoar o acompanhamento administrativo e pedagógico, junto à gestão dos programas, de forma que a qualidade da formação dos nossos residentes possa ser referência para outros processos formativos similares”.

 

Com Assessoria

Nenhum comentário