ATENÇÃO: Não caia no golpe, INSS não pede documentos por mensagem de texto.
Golpistas estão se passando por
servidores do INSS para obter dados pessoais dos segurados, usando como isca a
Prova de Vida. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou
mensagem de celular (WhatsApp ou SMS). Não envie seus dados pessoais, fotos,
documentos e não clique em links enviados por mensagem.
Nos contatos, os golpistas
solicitam dados pessoais e fotos de documentos para que não ocorra um suposto
“bloqueio nos pagamentos”. Em alguns casos, chegam a enviar links para que o
segurado realize a biometria facial. A pessoa que fala é muito segura e pode
até passar algum dado pessoal do segurado com a intenção de dissimular a farsa.
Assim, o INSS alerta a todos para
que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam
nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número
de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de
vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.
Para evitar cair nesse tipo de
golpe, é importante ficar atento às dicas:
- O INSS nunca entra em contato
direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de
documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
- O canal digital oficial para
envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para
celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
- O número do SMS usado pelo INSS
para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa
sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial deve ser
feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
- Sempre que o INSS convoca o
cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS
e também pode ser verificada pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas
os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS,
seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento:
aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
- Quando alguém liga para o
telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento
de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
- Mantenha sempre atualizados os
seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito
pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O que fazer em caso de tentativa
de golpe
Tentativas de golpes devem ser
denunciadas à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe,
registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por
exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Veja como é realizada a
comunicação do INSS com o segurado:
Nos contatos feitos pelo INSS, o
segurado pode receber um e-mail automático do Meu INSS sobre o andamento do seu
pedido ou cartas registradas via Correios. Por isso, é importante manter o seu
cadastro junto ao INSS sempre atualizado com os dados para contato. A
atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.
Por sua vez, quando é o segurado
quem entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como
CPF e nome da mãe para confirmação da identidade e para que seja respeitado o
sigilo das informações.
Caso o cidadão tenha sido
notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial
do INSS para obter mais informações e confirmar a veracidade da comunicação
recebida.
Prova de Vida
A obrigatoriedade da prova de
vida está suspensa até 31/12/2022 e, até lá, nenhum benefício será suspenso. O
INSS está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento
de dados para que a prova de vida seja feita automaticamente.
O sistema usará a base de dados
do TSE e de outros órgãos federais.
Mesmo sem a obrigatoriedade, o
segurado que quiser pode fazer sua prova de vida pelos canais tradicionais
(banco ou pelo Meu INSS).
Por Assessoria
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