MDS investiga falha em sistema de operações do Cadastro Único.
Interrupção de energia levou a indisponibilidade e
paralisação nos serviços, causando distorções na concessão de benefícios e
gerando prejuízos a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família
e Combate à Fome identificou uma falha na plataforma tecnológica que integra
informações essenciais à execução dos programas sociais cujo acesso se dá pelo
Cadastro Único (CadÚnico), dentre eles o Auxílio Brasil. O incidente pode ter
prejudicado milhares de cidadãos brasileiros em situação de vulnerabilidade.
Segundo o ministro do MDS, Wellington Dias, em agosto do ano
passado, uma grave interrupção no fornecimento de energia elétrica gerou
indisponibilidade e interrupção dos serviços processados na plataforma.
O sistema funciona como uma espécie de cérebro, que integra
as informações encaminhadas pela Caixa Econômica Federal, pela Empresa de
Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e pelo Serviço
Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Caso a integração não funcione, os filtros que verificam os
critérios de elegibilidade das mais de 40 milhões de famílias inscritas no
Cadastro Único ficam prejudicados. “Há indício de que inscritos que atendem aos
critérios ficaram de fora. Ao mesmo tempo, pode haver quem tenha recebido os
recursos sem atender a esses mesmos critérios”, avaliou o ministro.
As informações, no entanto, não foram perdidas. “Estamos
recuperando esses dados com os parceiros, mas operações que eram realizadas em
minutos agora levam muito mais tempo, porque é preciso coletar informações em
diversas fontes”, destacou Dias.
O funcionamento da ferramenta em condições precárias eleva os
riscos de perda de informações, gerando atrasos operacionais, e compromete até
mesmo o atendimento de demandas de controle externo. Também ficam prejudicados
os estudos, dados estatísticos, projeções e planejamento de novas políticas de
atendimento à população mais vulnerável.
O episódio está sendo investigado pela Controladoria Geral da
União (AGU) e pela Controladoria Geral da União (CGU).
Em abril de 2022, técnicos da pasta já haviam apontado que os
equipamentos utilizados na operação estavam ultrapassados: alguns componentes
estavam em uso há mais de dez anos, outros haviam sido, inclusive,
descontinuados. Segundo documentação interna, não houve qualquer providência da
gestão anterior, mesmo ciente de relatório técnico que apresentava defasagem
nos equipamentos. O ministério ficou sem contrato de suporte e manutenção do
sistema vigente desde junho.
Para resolver o problema e aprimorar a qualidade das
informações contidas no Cadastro Único, a pasta prepara um contrato emergencial
para assegurar manutenção constante e garante que o sistema voltará a funcionar
normalmente nos próximos dias.
ClickPicuí com Assessoria de Comunicação - MDS
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