https://picasion.com/

Últimas Notícias

Juíza de Remígio fala sobre a importância da sala de aula na Cadeia Pública da Comarca.

Cadeia pública de Remígio ganha sala de aula - Foto: Reprodução

Uma sala de aula foi inaugurada na Cadeia Pública da Comarca de Remígio. A iniciativa faz parte de um projeto da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), da Secretaria Estadual da Educação e tem o apoio do Poder Judiciário estadual, uma vez que o aprendizado é uma das principais vias para a ressocialização e remição da pena. No total, 10 novas salas de aula serão entregues no Estado. A juíza titular da Vara Única de Remígio, Juliana Dantas Almeida, falou sobre o significado da educação no ambiente prisional.

“O implemento dos estudos na unidade é fundamental em sua essência para fortalecer o processo de reintegração social, além de ocupar o tempo de maneira saudável das pessoas privadas de liberdade”, disse a magistrada. As ações integram o Plano Estadual de Educação em Prisões para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Penal, em execução desde 2021.

Juíza Juliana Dantas - Foto: Reprodução

De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, "aumentar o número de salas de aula nas prisões é algo muito relevante, com certeza vai repercutir na vida de muitas pessoas. Uma sala de aula tem um impacto social que a gente nem consegue dimensionar". Até final do ano, o número total de salas nas cadeias públicas subirá de 45 para 55, ou seja, 83% das 66 cadeias estaduais

Já o gerente executivo de Ressocialização da Seap, João Sitônio Rosas, revela que essas ações vão possibilitar a ampliação da reintegração social e a consequente diminuição da reincidência criminal, e reduzindo as desigualdades com relação à escolarização que existe neste recorte de população. As novas salas de aula são fruto de planejamento iniciado no ano passado com a visitação às unidades prisionais e levantamento das necessidades para viabilização de novas salas de aula de Educação de Jovens e Adultos.

 

Por Fernando Patriota

Nenhum comentário