Brasil registra cerca de 7 milhões de tentativas de fraudes em 2023.
A gerente de produtos da Serasa Experian Ana Júlia Andrade
esclarece que o "Fraudômetro" avalia o volume total de consultas
mensais em sua base, utiliza modelos analíticos e comportamentais para estimar
os riscos de fraude e, com isso, atualiza o número total de tentativas
detectadas.
Em 2023, até agora, o Brasil registrou cerca de 7
milhões de tentativas de fraudes, conforme dados do "Fraudômetro"
— um contador em tempo real criado pela Serasa Experian. Ana Júlia
Andrade, gerente de produtos da Serasa Experian, esclarece que a ferramenta
avalia o volume total de consultas mensais em sua base, utiliza modelos
analíticos e comportamentais para estimar os riscos de fraude e com isso,
atualiza o número total de tentativas detectadas.
“E a gente tem como principal objetivo alertar e compartilhar
com a sociedade, empresa e até os consumidores, sobre os avanços dessas
tentativas de fraude no país e reforçar que a cada minuto os criminosos sempre
buscar novas modalidades e maneiras de lucrar por meio desses golpes”, explica.
A estimativa é de que tenham sido evitadas, nos primeiros 9
meses do ano no país, perdas de R$ 41,4 bilhões pelas empresas e consumidores.
A gerente enfatiza a importância de buscar alternativas ou medidas para se
proteger, como a utilização de senhas fortes, ativação de métodos de
autenticação de duplo fator em suas contas e acessos.
“Garanta sempre que seus documentos e cartões estejam em
lugares seguros, com senhas fortes para acesso aos seus aplicativos, desconfie
no ambiente de compra digital, e-commerce, marketplaces de ofertas de produtos
com serviços que fogem do preço padrão aplicado no mercado”, alerta.
Tipos de fraude
Fraude de identidade
A fraude de identidade ocorre quando alguém utiliza dados
pessoais de outra pessoa, como nome, endereço ou números de documentos, para
acessar ilegalmente serviços financeiros ou contas diversas, incluindo redes
sociais e plataformas de streaming. Muitas vezes, essa fraude é realizada com
documentos furtados. Em outros casos, há a combinação de informações
verdadeiras com dados inventados para criar documentos falsificados, como na
criação de cartões de crédito ou na abertura de contas bancárias, prática conhecida
como fraude sintética.
Fraude financeira
Tem como principal objetivo enganar ou causar prejuízos
financeiros a empresas ou pessoas. A fraude financeira ocorre através da
apropriação ou uso indevido de dados e documentos alheios, falsificação de registros,
invasão de contas bancárias e outros mecanismos que visam explorar serviços
financeiros. As consequências desses atos podem acarretar perdas monetárias e
de reputação, muitas vezes irreversíveis para quem é afetado.
Vazamento de dados
Revelar dados sensíveis de indivíduos ou empresas é
criminalizado pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Organizações
que não garantirem a integridade dessas informações e vierem a ter seus dados
divulgados – mesmo sem intenção – podem enfrentar sérias implicações legais e
financeiras. Segundo a LGPD, as vítimas de vazamentos podem requisitar
compensações por danos materiais e morais.
Uso de documentos falsos
A fraude documental representa um desafio significativo para
as empresas, pois frequentemente envolve a adulteração de documentos físicos.
Estes, na era atual, são frequentemente digitalizados para reduzir a
burocracia. Nesse cenário, o fraudador modifica informações do documento
original, como certidões ou atestados, buscando obter benefícios indevidos.
O pesquisador do Instituto de Referência em Internet e
Sociedade (IRIS) Paulo Rená aconselha que, em caso de vítima desse
tipo de fraude, é crucial notificar a instituição financeira o mais rápido
possível. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência na
delegacia mais próxima.
“Em qualquer situação em que alguém se perceber que caiu em
um golpe, o ideal é primeiro não alimentar a conversa, não dar novos dados, mas
sempre fazer de registro possível, registrar horário em que você percebeu que
tinha alguma coisa errada na sua conta e aí buscar a delegacia. Normalmente
fazer um boletim de ocorrência e a partir daí prestando todos os dados dar
início às investigações para que enfim se possa recuperar o que tenha sido
perdido e também comunicar o banco”, expõe.
Fraudômetro
O Fraudômetro analisa consultas mensais de CPFs e estima
riscos de fraude usando modelos probabilísticos baseados em dados dos
brasileiros e tecnologias globais da Experian. A métrica é obtida relacionando
a quantidade de CPFs consultados à probabilidade de fraude. O indicador também
incorpora registros de tentativas de fraudes ligadas à verificação de
documentos, biometria facial e roubo de identidades.
Fonte: Brasil 61 –
Nenhum comentário