Picuí: Professora da rede municipal de ensino é a grande campeã do Prêmio Inova Professor 2023 e recebe 80 mil reais.
A secretária de Educação, Cultura e Desporto de Picuí Maria
da Guia Lucena, acompanhada pela administradora escolar Jacenilda Araújo de
Medeiros, pela coordenadora pedagógica, Joana D’arc Melo da Silva, pela
professora de Língua Portuguesa Jordânia da Costa Pereira, além de familiares e
convidados participaram, dia 16/10/2023 da Cerimônia de Entrega de
Premiação do Concurso de Prática Inovadoras – Prêmio Inova Professor, na Assembleia
Legislativa da Paraíba, em João Pessoa.
Durante o evento, a professora Jordânia Pereira sagrou-se a
grande campeã da 3ª edição do Concurso de Prática Inovadoras – Prêmio Inova
Professor, com o Projeto GRAVAÇÃO DE AUDIODESCRIÇÃO PARA VÍDEOS DE ANIMAÇÃO
MOTIVACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.
A secretária de Educação, Guia Lucena, recebeu com muito
entusiasmo o resultado da premiação: “Recebi com muita alegria e orgulho de
nossos professores. Parabéns a todos os professores e, neste momento, em
especial à Jordânia Pereira. Quando vemos os esforços sendo reconhecidos, só
temos que parabenizar, agradecer e incentivar para que todos os nossos
professores sigam fazendo um excelente trabalho com os nossos estudantes”,
disse a secretária.
O projeto teve início em agosto de 2022 na EMEF Tertuliano
Pereira de Araújo, escola rural da comunidade Pedreiras, localizada no
município de Picuí (PB). Surgiu da inquietação de alunos e professores que ao
utilizar a sala de mídia, percebiam que alguns materiais apresentados através
de mídias não eram acessíveis ao aluno Eduardo Azevedo, deficiente visual da
turma do 7º ano. Slides, imagens e animações motivacionais retiradas do
Youtube, mas que não apresentam informação sonora impossibilitava a compreensão
do discente. Dessa inquietação nasceu a curiosidade em se pesquisar sobre
materiais midiáticos com audiodescrição, como realizar a audiodescrição de
eventos, palestras e como gravar audiodescrição para pequenos curtas-metragens
de animação. Primeiro discutiu-se em sala de aula sobre inclusão, como também
sobre a dificuldade de pessoas com deficiência visual, idosos e disléxicos em
compreender alguns materiais, eventos, programas de TV, etc. Depois foram
escolhidas algumas animações como modelos e outras para edição: “Audiodescrição
do curta-metragem de animação- A Ponte”, “Vídeo motivacional - a união faz a
força!”, “Dia Mundial da Gentileza 2022” e “O Poder do Amor 2022 - Uma história
de amor ao próximo”.
Os alunos envolvidos no projeto durante o ano de 2022, eram
do 9º ano – por terem mais habilidade para escrever e para editar os materiais
utilizando aplicativos de celular. Eles preparavam o texto para descrição das
imagens e cenas orientados pela professora, gravavam os áudios e editavam os
vídeos para inserção nos curtas-metragens através de aplicativos de gravação de
voz e edição de vídeos em celular (Capcut). Depois de pronto o material é
apresentado aos educandos.
Em 2023, seis alunos da própria turma de Eduardo, 8º ano,
entraram para o projeto, substituindo os anteriores que concluíram o Ensino
Fundamental. Eles têm como tarefa continuar pesquisando e gravando
audiodescrição para pequenos filmes e animações que futuramente poderão ser
divulgados em uma plataforma de vídeos online. A realização deste trabalho de
mediação linguística, no qual o visual é transformado em verbal, permitindo a
pessoa com deficiência visual, idosos ou disléxicos, maior acesso à cultura e a
informação e, consequentemente, mais possibilidades de inclusão escolar e
social oportuniza a toda comunidade escolar uma reflexão sobre a importância da
busca por ferramentas, tecnologias ou metodologias que permitam a inclusão de
alunos com deficiência não somente na escola, mas em toda a sociedade.
Por Asscom/PMPicuí
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