https://picasion.com/

Últimas Notícias

Propositura do vereador Jean Barros, torna festa de São Sebastião, Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Picuí.

Vereador Jean Barros (PT) - Foto: Redes Sociais

A Câmara Municipal de Picuí, capital do Seridó Oriental paraibano, realizou na última segunda-feira (20), a 27ª sessão ordinária, do 3º período legislativo.

A reunião foi presidida pelo vereador Ataíde Xavier, atual presidente do Poder Legislativo Municipal, e na oportunidade foram aprovadas matérias de interesse público. Uma delas, foi o Projeto de Lei 001/2023 – de autoria do vereador Jean Barros (PT), que autoriza o Poder Executivo Municipal, declarar a Festa de São Sebastião, que ocorre anualmente no mês de janeiro em Picuí-PB, como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do nosso município.

Na justificativa de sua propositura, o vereador Jean argumentou que,

A Festa de São Sebastião comemorada anualmente no mês de janeiro, pela comunidade católica de Picuí-PB, constitui uma celebração tradicional e histórica do nosso município. No primeiro mês de cada ano, a comunidade católica picuiense se mobiliza em torno do evento religioso, que reúne milhares de devotos do santo padroeiro. São filhos naturais residentes no município, ausentes e visitantes, que aproveitam a oportunidade para reverem seus amigos e recordarem momentos inesquecíveis, que marcaram época na vida de cada um. A história de devoção e fé pelo Santo Padroeiro São Sebastião mobiliza toda a comunidade e atraí Picuienses presentes e ausentes a participarem das Missas, Quermesses, Leilão de São Sebastião, Passeios Ciclísticos, Festa das Crianças, Pavilhão de São Sebastião, Retretas com a Banda Filarmônica e Festas Sociais. O ápice da festa é a Procissão de São Sebastião que reúne milhares de devotos percorrendo as ruas da nossa cidade em um ato de fé. A Festa de São Sebastião também representa um momento importante de estímulo e aquecimento da economia local. Nesse sentido, e por acreditar que a Festa de São Sebastião reúne todos os aspectos necessários para ser caracterizada como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Povo de Picuí, atendendo ainda a um pedido do nosso atual Pároco, Padre Claudeci Silva Soares, solicito a aprovação desta matéria pelos meus pares e a sanção por parte do poder executivo municipal.

A matéria seguiu para sanção do chefe do Poder Executivo Municipal,  prefeito Olivânio Remígio.

 

Francisco Araújo

Nenhum comentário