Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba.
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da
Educação (SEE-PB), está realizando o 3º Ciclo Formativo do Pacto Alfabetiza
Mais Paraíba, que teve início nessa segunda-feira (22) e vai até esta
quarta-feira (24), no auditório do Hotel do Vale, em Campina Grande. O evento
reúne mais de 80 profissionais de educação comprometidos com as diretrizes do
Pacto pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa. A novidade desta formação
é a participação de formadores que atuam no ensino infantil, que compreende de
zero a cinco anos de idade.
A formação é direcionada para articuladores de gestão do
Estado, articuladores indicados pela Undime, articuladores de formação e os 14
formadores regionais. O objetivo é formar esses profissionais da Educação que
vão repassar o treinamento para os formadores municipais e, em seguida, para os
professores dos 223 municípios paraibanos.
Dentro da programação da formação serão trabalhados os temas
Educação Infantil, que aborda o tema “Contextualização da Educação Infantil e
suas Ações em Regime de Colaboração” e no segundo dia a temática será “Do
planejamento às vivências: o papel dos profissionais da Educação Infantil para
a garantia do desenvolvimento e aprendizagem das crianças”.
Sobre a alfabetização será debatido O papel da Consciência
Fonológica para o processo de Alfabetização Consciência Fonológica: A
descoberta dos sons. Ainda será trabalhado o Ciclo de Gestão da Aprendizagem e
a Gestão Escolar: Liderança Pedagógica e Acompanhamento na Gestão de Sala de
Aula.
Este 3º Ciclo Formativo teve como novidade a inserção da
equipe da Educação Infantil do Estado, que está vinculada à Universidade
Federal da Paraíba (UFPB) e à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que
fazem parte do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Esses
profissionais do LEEI irão promover uma formação para os professores que
trabalham na educação infantil de todos os municípios do estado.
A abertura da formação contou com a participação de 10
estudantes surdos da ECI Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima, que trouxeram
a apresentação “Forrozeando em Libras”. Em seguida, foi apresentado todo o
calendário de atividades após a formação. O secretário executivo de Cooperação
com os Municípios, Erivonaldo Alves, detalhou a importância da formação
continuada.
“Estamos fazendo uma junção neste 3º Ciclo e trazendo uma
nova dinâmica com os formadores de educação infantil com o LEEI e vamos formar,
acompanhar os municípios e as regionais com a modalidade da educação infantil
de zero a três anos de idade, essa é a novidade do evento”, frisou Erivonaldo.
O ciclo de formação - De acordo com a gerente operacional
Kaline Barbosa, essas formações são necessárias para que toda a equipe escolar,
que trabalha em escolas de Ensino Fundamental, conheça todo o processo
necessário para a alfabetização de cada criança.
“O diferencial dessa formação é que vamos trabalhar também
com o gestor de cada escola, com o supervisor para favorecer essa prática junto
aos estudantes e ter o engajamento de todos nesse propósito. Não é só o
professor que precisa saber se o estudante está lendo ou não, em que fase da
leitura está, mas toda a equipe escolar deve estar atenta e fazer esse Pacto de
Alfabetizar”, destacou Kaline.
O professor de Matemática e formador bolsista do Programa
Alfabetiza Mais Paraíba na 3ª GRE, Leonardo Brito, acredita que essa formação
ajudará os professores com as demandas de sala de aula e ajudará a trabalhar
melhor com os materiais didáticos da Coleção Veredas, disponibilizados pelo
Governo da Paraíba a todos os municípios do estado.
“Essa formação possibilita nova visão a respeito de que está
sendo trabalhado atualmente na questão de ensino aprendizagem da alfabetização
e para que possamos levar isso para as escolas para que os professores conheçam
e possam replicar em sala de aula. E quanto mais utilizamos materiais como o
Veredas, mais fácil é a aprendizagem dos alunos. E se utilizamos a tato, a
audição e a visão nesse processo mais rápido eles conseguem compreender os
conceitos que estão sendo utilizados”, comentou.
Secom PB
Nenhum comentário