Detran-PB divulga mudanças no serviço de emplacamento a partir desta segunda-feira.
Em cumprimento à
determinação federal, por meio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a
partir desta segunda-feira (dia 9), o usuário que necessitar de serviço de
emplacamento junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB)
deverá se dirigir a uma das empresas credenciadas pelo órgão para realizar o
serviço de estampagem e instalação de placas.
A relação das 27 empresas credenciadas
pode ser conferida no site do Detran (https://detran.pb.gov.br/veiculos/empresas_estampagem),
com os seus respectivos endereços.
Assim, o usuário tem a opção de procurar o serviço na empresa que achar mais
conveniente, levando em consideração distância, tempo e resposta. O pagamento
pelo serviço não será mais via boleto do Detran, mas sim diretamente à
estampadora, como o usuário preferir, de acordo com as formas disponíveis pela
empresa (cartão de crédito/débito, dinheiro em espécie ou Pix).
A diretora de Operações do
Detran-PB, Roberta Neiva, explicou que “uma resolução federal determina que
esse serviço seja feito dessa maneira. Então o Detran da Paraíba está dando
cumprimento à legislação federal”. Ela esclareceu ainda que não haverá alteração
no valor do serviço de placas. “Continua sendo o mesmo valor que o usuário
pagava junto ao Detran. Não pode ser cobrado nenhum valor a mais ou a menos. E
esse valor está disponível no site”.
Nas cidades paraibanas onde
ainda não existem empresas credenciadas o usuário precisa procurar o município
mais próximo. Mas o processo de credenciamento está aberto, aguardando a
procura dessas estampadoras para viabilizar esse procedimento, a exemplo do que
ocorre há anos com os serviços de vistoria. “Então, o serviço foi deslocado do
âmbito do Detran para as empresas credenciadas, não por escolha do Detran, mas
por determinação de Resolução Federal. Nós não podemos descumprir a Resolução
Federal, que determina o credenciamento do serviço”, enfatizou.
“Várias empresas já estão
credenciadas. O usuário tem que ficar atento à prestação do serviço, ao valor
cobrado e, se esse serviço não tiver sido executado da forma correta, ele tem
que procurar a Ouvidoria ou a Corregedoria do Detran, para fazer uma denúncia
de que o serviço não foi prestado a contento”, alertou a diretora Roberta
Neiva.
Secom PB
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