Entra em vigor lei que modifica carga horária e favorece professores do Ensino Integral da Rede Estadual.
Imagem Ilustrativa - Reprodução internet
Graças à Lei nº 13.533/2024, de autoria do governador João
Azevêdo, e construída pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), os
professores da Rede Estadual de Ensino passaram a contar com uma série de
melhorias a partir deste ano letivo de 2025. Tais melhorias vão proporcionar
mais qualidade de ensino e mais aprendizagem. A medida, além disso, traz
melhorias para a categoria. A lei adaptou a jornada de trabalho da classe e,
com isso, o professor das escolas do Programa de Educação Cidadã Integral que precisava
cumprir a carga horária de 40 horas semanais, agora tem à disposição as duas
jornadas, podendo escolher entre T40 (40 horas) ou T30 (30 horas).
A jornada docente dos professores das escolas do Programa de
Educação Cidadã Integral teve alteração com a Lei, por meio da instituição do
Regime de Dedicação Integral (RDI). Até então, o professor cumpria jornada de
40 horas; a partir de agora, o conceito mudou para 40 horas-aula. Essa mudança
assegura ao profissional cinco horas-aulas semanais livres para atividades
pessoais fora da unidade escolar. Segundo o secretário de Estado da Educação,
Wilson Filho, a medida foi idealizada com o objetivo de proporcionar melhor
qualidade de vida e, consequentemente, potencializar o ensino e a aprendizagem
em sala de aula.
“Não dá para fazer educação sem focar nas pessoas. A saúde
mental dos professores vem sendo motivo de discussão em todo o país. Quando
cheguei à Secretaria tomei conhecimento que os professores tinham essa demanda
antiga, para que a jornada fosse adaptada. Adaptamos a jornada de uma maneira
que possibilite mais tempo para outras atividades para esses profissionais, sem
causar prejuízo ao fluxo de conteúdo transmitido para os nossos estudantes. Ao
contrário, o professor vai escolher como usar esse tempo, e estas horas
disponibilizadas vão servir para mais momentos de qualidade com a família e,
consequentemente, mais saúde mental para planejar os conteúdos das aulas que
ministram diariamente”, ressaltou Wilson Filho.
Outra mudança significativa é a oferta de aulas estruturadas.
Os professores do Ensino Integral receberam para o atual ano letivo um material
estruturado para aulas, com ementas e apresentações para todos os componentes
da Formação Geral Básica. O material conta com os objetivos de conhecimento,
habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da BNCC Computação, além
de sugestões de atividades e slides prontos, com o intuito de otimizar o
trabalho dos professores em sala de aula. Apesar da melhoria significativa, a
Secretaria esclarece para a classe que a utilização do material é
opcional.
“Estamos disponibilizando materiais didáticos que otimizarão
o tempo dos professores em sala de aula. Muitas vezes, o docente deseja inovar,
mas não dispõe de tempo suficiente para implementar novas abordagens em todas
as turmas. Com as aulas estruturadas, aqueles que optarem por utilizá-las terão
mais tempo livre para idealizar e executar dinâmicas inovadoras. Por outro
lado, alguns professores preferem continuar utilizando os materiais que já
desenvolveram, o que é perfeitamente aceitável. Em sala, o professor deve
exercer sua autoridade tanto pelo respeito quanto pelo conhecimento, o que a
Secretaria construiu foi um modo de dar suporte ao brilhante trabalho que esses
profissionais realizam”, reiterou o secretário Wilson Filho.
Secom PB
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