Transformador de 250 toneladas chega a destino final após quase 20 dias.
Foram aproximadamente 400
quilômetros percorridos de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, até Nova
Palmeira, na Paraíba. Escolta despertou curiosidade e se transformou em um
evento nos dois estados.
O transformador de energia
eólica de 250 toneladas chegou, nesta sexta-feira (4), ao seu destino final, o
Parque Eólico Serra da Palmeira, localizado no Seridó paraibano. Ao todo, foram
19 dias de transporte, desde Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.
Segundo a Polícia Rodoviária
Federal (PRF), o trajeto nas BR’s totalizou aproximadamente 348 quilômetros, de
Cabo de Santo Agostinho até Soledade, quando o comboio entrou nas rodovias
estaduais e passaram a ser responsabilidade do Departamento de Estradas e
Rodagens (DER). Desse total, 222 quilômetros foram em território paraibano.
Quando saiu de Soledade, o
transporte do transformador seguiu pela PB-177 para Nova Palmeira, onde será
instalado, uma distância de aproximadamente 50 quilômetros. Assim, somando o
total de quilômetros do trajeto nas BR's e o caminho pela rodovia estadual, o
caminho percorrido foi de quase 400 quilômetros.
“A partir da chegada do
transformador, teremos cerca de 30 dias de montagem, comissionamento e testes,
permitindo que, na primeira quinzena de maio, o equipamento esteja energizado e
pronto para conectar os aerogeradores ao sistema interligado nacional”, afirma
Lucas Sanchez, Diretor de Engenharia de Renováveis da CTG Brasil.
O que é e para que serve o
equipamento
O equipamento faz a
conversão da energia eólica em elétrica, "levando" a energia gerada
para o operador do sistema elétrico. Ele foi produzido numa fábrica na China e
transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da
subestação no interior paraibano.
O complexo eólico será
composto por 108 aerogeradores, distribuídos entre diversas cidades da Paraíba:
36 em Picuí, 33 em Nova Palmeira, 25 em Pedra Lavrada, 10 em São Vicente do
Seridó e quatro em Baraúna. Com uma potência instalada de 648 MW, o parque será
capaz de abastecer até 1,7 milhão de pessoas.
Nas rodovias federais, a
viagem foi realizada em um comboio de 113,7 metros de comprimento, com
velocidade média de 7 km/h. Ao chegar às rodovias estaduais da Paraíba, o
tamanho foi reduzido e a velocidade aumentada, passando a ser transportado em
uma prancha de 54 metros de comprimento, com velocidade máxima de 20 km/h.
Além desse equipamento, um
segundo transformador, já desembarcado no Porto de Suape, deve iniciar o mesmo
percurso pelas estradas federais e estaduais da Paraíba entre os meses de abril
e maio.
Início do trajeto em
Pernambuco
O transformador que veio da
China, de navio, começou o seu trajeto em terras brasileiras na cidade de Cabo
de Santo Agostinho, em Pernambuco, no dia 15 de março. O comboio de grandes
proporções começou a atrair curiosos e se transformou em um evento, com direito
a churrasco, memes e até pessoas fantasiadas de super-heróis.
A festa foi acompanhada de
perto por diversos perfis na internet, inclusive com drones. "O novo
evento em Igarassu, Transformador Fest", registrou a página "Cuca
Drone" no Instagram. "Já pode virar Bloco do Transformador",
comentou outro usuário.
Na Paraíba, o comboio chegou
no dia 17 de março e seguiu escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF),
enquanto trafegou pela BR-101, começando por Alhandra, na Região Metropolitana
de João Pessoa.
De Alhandra a Campina Grande
O comboio saiu de Alhandra,
no dia 19 de março, por volta das 22h e chegou à cidade de Santa Rita no início
da manhã do dia 20 de março. Com isso, as duas faixas da BR-101, no quilômetro
37, foram interrompidas.
Inicialmente, o plano da
Polícia Rodoviária Federal (PRF) era que a parada fosse em Bayeux, mas a
escolta conseguiu avançar um pouco mais e parou em Santa Rita, próximo ao
bairro de Várzea Nova.
Enquanto o equipamento fazia
uma pausa no trajeto, uma família aproveitou a ocasião para celebrar o
aniversário de uma criança sobre a própria carreta, com direito a bolo, velas e
parabéns.
A jornalista Luana Farias
estava no local acompanhada do marido e da mãe quando flagrou a cena. Ela conta
que não conhecia a família, mas percebeu a movimentação ao chegar ao posto da
PRF. “Não conhecia a família, mas eles convidaram as pessoas lá para cantar
parabéns e participar da festa”, relatou.
No dia 23 de março, o
transporte foi interrompido para descanso dos funcionários envolvidos na
operação. No dia 24, chegou a Campina Grande e ficou estacionado na Unidade
Operacional da PRF em Campina Grande, na BR 230, quilômetro 143,7, até a
terça-feira (25), quando saiu em direção a Soledade.
A partir de Campina Grande,
o transporte, que estava sempre sendo feito na madrugada, passou a ser
realizado pela manhã. Isso por questões de segurança, uma vez que nesse ponto
da Paraíba, a BR-230 passa a ter faixa única.
De Soledade ao destino final
O transporte do
transformador de 250 toneladas pelas rodovias federais da Paraíba chegou, no
dia 26 de março, ao destino final em Soledade. A partir dessa cidade, o trajeto
seguiu pela rodovia estadual PB-177 e, por isso, passou a ser responsabilidade
do DER-PB.
A previsão de saída de
Soledade era o dia 31 de março, mas foi adiada. A informação foi confirmada
pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER). O motivo, segundo o
DER, foi um reparo que a empresa responsável, a CTG Brasil, precisou fazer no acesso
ao parque eólico, para que o transformador chegasse sem riscos de danos.
Por g1 PB
Nenhum comentário