INSS: balanço aponta 1,345 milhão pedidos de reembolso.
Imagem ilustrativa - Reprodução internet
Já foram feitos 34.960.465
de acessos à plataforma Meu INSS
Aposentados e pensionistas
do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram 1.345.817 pedidos de
reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas,
segundo balanço divulgado pela instituição nesta sexta-feira (16), com dados apurados
até as 17h. Até quinta-feira (15), 1.051.238 segurados haviam feito o pedido de
reembolso.
Em números totais, 1.370.635
segurados consultaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 de atendimento
telefônico para obter informações sobre descontos de entidades associativas,
sendo que 24.818 informaram que o desconto foi autorizado.
Segundo o INSS, foram feitos
34.960.465 de acessos à plataforma Meu INSS. Desse total, 5.997.999 de
segurados buscaram informações sobre consulta dos descontos no Meu INSS, e
2.836.350 buscaram a plataforma para informar que não tiveram descontos.
Esta sexta-feira foi o
terceiro dia de funcionamento do serviço que permite ao beneficiário consultar
quanto teve de descontos ao longo dos últimos anos e informar se foram autorizados
ou não, abrindo, assim, um processo administrativo para receber o dinheiro de
volta.
São 41 entidades
associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm
ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.
Cerca de 9 milhões de
segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos
por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade à qual
o aposentado ou pensionista que teve desconto, por meio do serviço Consultar Descontos
de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.
Investigação
Os descontos dos aposentados
e pensionistas são alvo de investigação pela Polícia Federal e pela
Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações
criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, associando de forma não
autorizada os segurados do INSS.
Ao todo, desde quinta-feira
(15), mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS para
verificar quanto tiveram de desconto. O prazo para solicitar um eventual
reembolso é indeterminado.
As associações que tiverem
seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar uma documentação
individualizada, no prazo de 15 dias úteis, para comprovar a adesão voluntária
do beneficiário aos descontos ou efetuar o recolhimento do dinheiro devido.
Em caso de pagamento, o
valor será repassado ao Tesouro Nacional para posterior devolução na conta do
segurado. Essas organizações poderão usar uma plataforma própria
disponibilizada pela Dataprev.
Desde a semana passada, quem
não teve descontos associativos recebeu a mensagem "Fique tranquilo,
nenhum desconto foi feito no seu benefício".
Alerta de golpes
Em seu site, o INSS alerta
que não tem feito ligações telefônicas nem enviado mensagens SMS, por e-mail,
WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos
de entidades associativas.
"É preciso redobrar o
cuidado com golpes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito
exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Evite clicar em
links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação",
alerta a autarquia.
As informações de interesse
dos cidadãos serão divulgadas pelos meios oficiais do instituto:
>site do INSS
>redes sociais oficiais
do INSS com o símbolo de conta verificada
Em caso de dúvidas, o
cidadão deve ligar para a central de teleatendimento 135.
Agência Brasil
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