Últimas Notícias

CEOP realizou a III Feira da Economia Solidária de Picuí


Na última sexta-feira, 08 de agosto, o Centro de Educação e Organização Popular - CEOP realizou a III Feira da Economia Solidária de Picuí.

O evento temático aconteceu no calçadão da Praça João Pessoa em homenagem ao Dia dos Agricultores e Agricultoras Familiares, comemorado no dia 25 de julho.

Foram comercializados produtos agroecológicos produzidos pelos agricultores e agricultoras do nosso município, além da realização de sorteio de brindes.

Já as atrações musicais ficaram por conta de Vitor Sanfoneiro e banda; Grupo de Dança Flores de Cacto e Grupo de Percussão Som Batuque, formados por crianças e adolescentes atendidas pela entidade.

Na edição deste ano, durante a feira, o CEOP realizou a entrega dos documentos das cisternas para 125 famílias agricultoras residentes na zona rural de Picuí, beneficiadas pelo Programa Cisternas, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas -  AP1MC e CEOP.

O programa garante acesso à água com a construção de cisternas de placas para consumo humano, incluindo todos os itens necessários, com capacidade de armazenamento para 16 mil litros. As famílias participaram de curso de gerenciamento em recursos hídricos e também foram contempladas com 1 filtro de barro.

Durante a entrega dos documentos, também esteve presente a técnica da AP1MC, Ana Paula, responsável pelo acompanhamento da execução do projeto nos municípios de Picuí e Cuité.

Além da programação celebrativa do evento, a Coordenadora do CEOP, Cida, prestou ainda homenagens in Memoriam a duas pessoas a quem a Feira também foi dedicada:

À sua mãe, Antônia Firmino da Silva, que partiu no dia 08 de março deste ano, tendo sido lembrada como uma grande incentivadora na luta pela agricultura familiar e pelos movimentos populares;

E ao compadre e amigo José Basílio de Araújo, conhecido como Zuca da TV, que fez sua passagem no dia 22 de março. Ele sempre foi cliente da Feira Agroecológica e era vizinho do escritório do CEOP há mais de 30 anos.

A III Feira da Economia Solidária de Picuí foi um encontro de afetos, sabores, arte e memória.

A Feira Agroecológica segue funcionando todas as sextas-feiras, a partir das 05h às 10h da manhã, no calçadão da Praça João Pessoa.

Adquirir produtos da Agricultura Familiar é valorizar quem cuida da nossa alimentação de forma segura, saudável e sustentável.






Por assessoria



Nenhum comentário