Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC.
Projeto que cria documento
aguarda sanção presidencial
O ministro da Educação,
Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (1º) que a entrega da Carteira
Nacional de Docente no Brasil (CNDB) ocorrerá a partir de outubro, mês em que é
comemorado o Dia do Professor.
Camilo Santana comemorou a
aprovação em regime de urgência, pela Câmara dos Deputados, no último dia 19,
do Projeto de Lei (PL) 41/2025, que autoriza a criação do documento, com
validade em todo o território nacional.
“Com a aprovação da Carteira
Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais
importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros
profissionais do nosso país”, destacou o ministro, em vídeo publicado nas suas
redes sociais.
O projeto de lei aguarda
sanção presidencial e deve ser assinado em 15 de outubro, de acordo com Camilo
Santana.
Vantagens
O novo documento, emitido
pelo Ministério da Educação (MEC), dará aos professores descontos em eventos
culturais, como cinema, teatro e shows.
O ministro adiantou que cada
profissional com a Carteira Nacional de Docente no Brasil terá acesso a um
cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil,
sem pagamento de anuidade.
“Vamos anunciar em outubro,
que é o mês do professor, várias outras vantagens. Será a sanção da lei, a
entrega das carteiras, para que a gente possa reconhecer a importância do papel
do professor em um país, em uma nação.”
Camilo Santana destacou que
a carteira dará ao professor o direito de aproveitar o desconto de 15%,
exclusivo a esses profissionais, nas tarifas de diárias de hotéis, a partir da
parceria firmada entre a pasta e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
(ABIH Nacional).
Cadastro
A Carteira Nacional de
Docente no Brasil é um documento de identificação destinado, exclusivamente,
aos professores da educação pública e privada nas esferas federal, estadual e
municipal.
Para a emissão da carteira,
o professor deve preencher seu cadastro no site do Programa Mais Professores
para o Brasil. Os interessados já podem usar a conta da plataforma Gov.br com
Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados.
O site do programa avisa que
as informações serão verificadas por meio das bases de dados do governo
federal, como os registrados na Receita Federal do Brasil, e do cadastro do
Censo Escolar.
Ao se cadastrar, o professor
deverá indicar o tipo de vínculo de docência, além do município e da unidade da
federação onde atua.
O prazo de emissão da nova
carteira dependerá da disponibilidade dessas informações.
Pelo projeto de lei aprovado
no Congresso, os estados, o Distrito Federal e os municípios devem informar os
dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais
da educação.
A iniciativa faz parte do
programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de
valorização e qualificação do magistério da educação básica, bem como de
incentivo à docência no país.
Agência Brasil
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