Prática exitosa desenvolvida na 16ª GRE é apresentada no II Seminário do Programa Alfabetiza Mais Paraíba.
A Secretaria de Estado da
Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Secretaria Executiva de Cooperação
com os Municípios e do Programa Alfabetiza Mais Paraíba, realizou nesta
terça-feira (11) o II Seminário de Boas Práticas – Gestão Escolar e Ação Docente
2025.
O evento reuniu gestores e
professores das 16 Gerências Regionais de Educação e contou com a apresentação
de 16 práticas exitosas desenvolvidas em escolas da Educação Infantil ao 5º ano
do Ensino Fundamental, tanto das redes municipais quanto da rede estadual, além
de duas práticas de Gerências Regionais de Ensino. Essas experiências
inspiradoras contribuem para o fortalecimento da alfabetização na idade certa —
uma das premissas do Pacto pela Alfabetização, que promove a cooperação entre o
Governo da Paraíba e as Secretarias Municipais de Educação.
A 16ª Gerência Regional de
Ensino (GRE), criada em 2025 e que abrange os municípios de Alhandra, Bayeux,
Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Pitimbu,
Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado, sob a gestão do professor Gabriel
Gomes, foi uma das gerências selecionadas para o evento.
A equipe apresentou a
prática intitulada “Coleta e análise dos indicadores, metas e resultados das
avaliações externas na 16ª GRE como ferramenta de planejamento, acompanhamento
e gestão pedagógica”, conduzida pelo coordenador do Núcleo de Articulação com
os Municípios (NUCOM), Antonio de Pádua Sobrinho.
Além da apresentação no seminário, a prática foi publicada na revista Educação em Pauta, que será distribuída em todas as regiões de ensino do estado, ampliando a disseminação das experiências bem-sucedidas na gestão e na ação pedagógica.


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