https://picasion.com/

Últimas Notícias

Multidão dá último adeus ao ex-prefeito de Picuí

Uma multidão em torno de oito mil pessoas – de várias classes sociais - participou das últimas homenagens ao ex-prefeito de Picuí e candidato a ex-deputado estadual Severino Pereira Gomes, sepultado na manhã deste sábado (17) naquela cidade.

A morte do considerado “Pai da Pobreza” atraiu admiradores das cidades de Frei Martinho, Nova Palmeira, Barra de Santa Rosa, Cuité, Baraúna (da qual Severino Gomes foi o seu primeiro prefeito), Nova Floresta e de picuienses que residem fora da cidade.

Várias autoridades políticas do Estado, como o deputado federal Rômulo Gouveia; os ex-deputados federais Álvaro Neto e Enivaldo Ribeiro; o secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado do Amazonas e neto do homenageado, Cristian Barnadd Daniel; o representante do governador José Maranhão, Antônio Sousa; o ex-prefeito de Nova Palmeira, Luiz Medeiros de Araújo; a ex-prefeita de Frei Martinho, Ana Adélia; o empresário Antônio Rafael, de Guarabira; empresário Manoel do Ó, além de lideranças como o atual prefeito a cidade, Buba Germano; o ex-prefeito e médico Sebastião Tibúrcio de Lima também participaram do adeus a Severino Gomes.
 Vítima de enfarto do miocárdio na última quinta-feira, em João Pessoa, o corpo de Severino Gomes trasladado ontem (16) inicialmente para Baraúna, onde fora prefeito.
Em seguida foi levado para Picuí no final da tarde, ficando no Ginásio Poliesportivo Felipe Tiago Gomes.
Durante a noite, o entra-e-sai foi grande. Crianças, jovens, adolescentes e adultos, principalmente, choravam ao lembrar quem foi o ex-prefeito.

As homenagens começaram logo cedo. Cada pessoa queria usar o microfone para externar sua gratidão àquele que foi um dos maiores benfeitores de Picuí e Baraúna e amigo dos curimatauenses e seridoenses.
O pastor Francisco Plácido Dantas, que foi vice-prefeito ao lado de Gomes, enalteceu as qualidades dele, principalmente de administrador honesto e humano.

“Ele era honesto, humano e jamais fechou a mão ao necessitado. Por isso era considerado por todos os curimatauenses como sendo o ´Pai da Pobreza´; esta é a razão pela qual essa multidão abdicou de seus afazes neste dia para prestar a última homenagem ao amigo Severino Gomes”, comentou.
Um dos momentos mais comoventes foi a oração em forma de agradecimento ao povo, feita pela filha dele, Deli Gomes da Silva. Até as crianças foram às lágrimas.
O cortejo fúnebre saiu do ginásio às 9h, percorreu as principais ruas do centro de Picuí acompanhado da Filarmônica Antônio Xavier, que emocionou a multidão tocando “A Tamarineira”, marcha que marcou todas as campanhas políticas do ex-prefeito.

No Cemitério do Monte Santo, onde aconteceu o enterro, outra multidão já esperava o grande líder picuiense. Antes do sepultamento, várias pessoas usaram da palavra, a exemplo do prefeito Buba Germano – com quem Severino havia disputado a Prefeitura em 2008 -, e o jornalista João Pedro de Araújo Neto, homem de confiança de “Gomes”.


E novamente a Filarmônica Antônio Xavier tocou a Marcha “A Tamarineira”.
Ao final, o jornalista Gomes Silva, outro homem de confiança de Severino Gomes, resumiu para a reportagem:


“Foi-se um homem amigo, exigente, administrador Ficha Lima. Mas o que ficará marcado para sempre é o seu lado humano. Jamais deixou alguém sair de sua casa sem ajuda. Nem mesmo quando a situação estava ruim, financeiramente. Certa vez chegou uma família pedindo ajuda, mas como não tinha como atendê-la, ele mandou dar o que ele iria comer no almoço”, lembrou Gomes Silva para quem “muitos homens públicos usam a política para se locupletar; Severino Gomes fazia o contrário. Ele usava o seu próprio dinheiro, quando tinha, para administrar. Os mais idosos sabem o que estamos dizendo”.

Um comentário: