Prefeitos fazem 'greve' na Paraíba.
Prefeitos da Paraíba e dos outros oito Estados do Nordeste estão preparando
uma 'greve simbólica' para protestar contra a falta de recursos e ajuda do
Governo Federal no combate à seca. A paralisação está marcada para o próximo dia
13 de maio. Os detalhes e estratégias para a realização do protesto regional
serão definidos em uma reunião entre os dirigentes das entidades representativas
dos prefeitos nordestinos, agendada para a próxima terça, dia 30, em Maceió
(AL).
A proposta de fechar as portas das prefeituras nordestinas foi acatada pelos
representantes dos municípios de toda a região na reunião de cidades
nordestinas, evento realizado durante o encontro do Conselho Político da
Confederação Nacional de Municípios (CNM), promovido no último dia 19 de abril
na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. A CNM vai articular a realização da
'greve' e está buscando a adesão de mais prefeitos ao protesto.
De acordo com Buba Germano, presidente da Federação dos Municípios da Paraíba
(Famup), a 'greve' dos prefeitos não deverá afetar o atendimento à população. “A
orientação da CNM é para fechar as portas das prefeituras, mas é claro que os
serviços essenciais à população serão mantidos. Os prefeitos vão parar
simbolicamente para demonstrar a insatisfação na forma como o Governo Federal
tem tratado as prefeituras na questão da seca”, informou.
A Famup ainda não tem uma estimativa de quantos prefeitos paraibanos deverão
aderir ao protesto, o que só deverá ser definido após a reunião de organização
do protesto que acontecerá na próxima semana em Maceió. Os prefeitos vão contar
com o apoio da CNM que fará estudos técnicos sobre a estiagem para mostrar as
perdas geradas pela seca. No protesto, serão usadas imagens chocantes mostrando
o gado morto, açudes e reservatórios vazios e plantações destruídas.
SEM AJUDA
Os prefeitos reclamam que a ajuda anunciada pelo Governo
Federal não chega aos municípios. Segundo o relato dos presidentes das entidades
nordestinas, apesar da série de anúncios do governo federal, a ajuda que chega
aos municípios é mínima.
No último dia 2 de abril do corrente ano, a presidente Dilma Rousseff
anunciou, durante reunião com os governadores, em Fortaleza (CE), um pacote de
medidas emergenciais contra a seca e garantiu que os investimentos federais para
enfrentar o problema serão R$ 9 bilhões.
ClickPicui com JP Online


Nenhum comentário