https://picasion.com/

Últimas Notícias

Técnicos do Fida avaliam projetos produtivos apoiados pelo Procase.



Especialistas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), dando continuidade à missão de avaliação realizada junto às ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), visitaram nesta semana comunidades que desenvolvem projetos produtivos com apoio do programa. O objetivo é averiguar, junto aos beneficiários e beneficiárias do Projeto, o andamento e a produtividade das suas ações, bem como apontar estratégias que possam potencializar o seu desenvolvimento.  A missão prossegue o trabalho de avaliação até o dia 23 deste mês.

Na quarta-feira (14), foram visitados projetos produtivos que vêm sendo desenvolvidos nos municípios de Cuité, Barra de Santa Rosa, Taperoá, São Mamede, Camalaú, Soledade e no Distrito de Tataíra, em Desterro. Na quinta-feira (15), quatro grupos formados por equipes do Procase e do Fida prosseguiram com as visitas em comunidades atendidas pelo Projeto. O primeiro grupo visitou a Unidade de Aprendizagem localizada na comunidade Malhada de São Domingos, no município de Cuité, e ainda no município de Remígio, visitando a Cooperativa de Produção Agropecuária do PA Oziel Pereira (Cooapap).

As visitas realizadas pelo segundo grupo aconteceram no município de Santa Luzia, avaliando as ações que vêm sendo desenvolvidas na Unidade de Aprendizagem localizada na comunidade Saco dos Goitis, e também no município de Juazeirinho, junto à Associação dos Produtores Artesanais de Juazeirinho (Apaju).

No município de Livramento, Cariri Ocidental paraibano, o terceiro grupo visitou o projeto produtivo na área de caprinocultura, que vem sendo desenvolvido junto à Associação dos Quilombolas Rural de Areias de Verão, bem como as ações que são realizadas na comunidade Tanquinhos, no município de Prata.

O quarto grupo também esteve no município de Juazeirinho, visitando a barragem subterrânea localizada na comunidade de Pedras Pretas, e ainda o Assentamento Unha de Gato, onde foi implantada uma área de produção de forragem.

A missão de avaliação realizada pelo Fida prossegue até o dia 23 de março, e além das visitas em campo, também ocorrem reuniões com a coordenação e equipes do Procase, bem como conversas institucionais em algumas secretárias e órgãos do Governo do Estado.

Integram essa missão o Oficial de Programas do Fida no Brasil, Leonardo Bichara, além dos especialista em Desenvolvimento Rural, Emannuel Bayle, o especialista em Gestão Financeira, Danilo Pisani, o especialista em Desenvolvimento de Capacidades e Assessoria Técnica, Pablo Sidersky, o especialista em Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Rodrigo Dias, o Especialista em Arranjos Produtivos e Comercialização, Pedro Meloni, a especialista em Aquisições e Contratações, Lucianna Matte, a especialista em Focalização, Gênero, Juventude e Comunidades Tradicionais, Conceição Dantas, e o especialista em Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Donivaldo Martins.


Oficina – Além das visitas em campo, a equipe do Fida também realizou, na quinta-feira (15), uma oficina sobre aquisições, com a especialista Lucianna Matte. A capacitação foi direcionada para a equipe do Procase responsável pelos processos de licitação na sede do Projeto, em João Pessoa, nas sedes regionais, distribuídas em seus cinco territórios de atuação, bem como para as entidades contratadas para prestar serviços de Assessoria Técnica.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.


Com Secom

Nenhum comentário