https://picasion.com/

Últimas Notícias

Oficina promovida pelo IFPB ensina pescadores a fazer hambúrguer de peixe.


Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (22) no Simpósio de Agricultura Familiar.

Reinventar e inovar foram as palavras de ordem durante uma oficina ministrada para pescadores na manhã desta quinta-feira (22), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Na oportunidade, os alunos puderam aprender técnicas de como transformar o fruto da pesca em hambúrgueres e outros tipos de prato. A ação integra as atividades voltadas à agricultura familiar, promovidas pelo Pólo de Inovação do IFPB.

A professora do curso de Recursos Pesqueiros, Luciana Trigueiro, ministrou a oficina e comentou que as novas técnicas podem contribuir para a comercialização dos produtos dos pescadores. “A oficina foi voltada para pescadores artesanais, e demais pessoas da comunidade que tem acesso ao pescado mas não sabe como diversificar a produção para alcançar novos públicos. Nesta oficina foi abordado o processamento de hambúrguer e empanado de pescado, sempre enfatizando as boas práticas na elaboração de alimentos, de forma a se produzir com qualidade, evitando assim desperdícios e alcançando novos mercados cada dia mais exigentes”.

Novos mercados

Ao todo, 10 pescadores participaram da oficina, que aconteceu no Laboratório de Processamento de Pescados do Campus de Cabedelo do IFPB. Carlos Andrade, um dos pescadores que participou da atividade, comentou sobre a importância do aprendizado. “É sempre bom a gente aprender um pouco mais sobre nossos produtos. Além de ter ficado uma delícia, acho que a gente pode diversificar nossas vendas”, comentou Carlos.

Orgulhosa dos alunos, a professora Luciana ressaltou a importância de ações como esta para o desenvolvimento da renda dos pescadores. “Momentos como esse fazem despertar nesse público novas ideias empreendedoras, capazes de agregar valor ao que já produzem. Além de capacitá-los em novas tecnologias que comprovadamente atendem às expectativas dos consumidores”, disse.

Programação

O evento segue até o próximo sábado (24) com rodas de conversa, palestras e oficinas voltadas para a produção e comercialização de produtos da agricultura familiar. A programação acontece de maneira gratuita na Estação Cabo Branco.

Ainda como parte das ações do IFPB no Projeto de Agricultura Familiar, uma feira agroecológica com produtos vindos de arranjos agrícolas familiares acontece durante os dias de evento a partir das 16h no Busto de Tamandaré. Na oportunidade, diversos chefes de cozinha irão desenvolver receitas utilizando os produtos que estarão à venda.



 *Texto: Luis Eduardo - jornalista do projeto de agricultura familiar

Nenhum comentário